Medicina intensiva pediátrica do CHUSJ reforçada com unidade de cuidados intermédios

13 de Maio de 2019
Cuidados intensivos pediatria site 1 1024 550

O Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) abriu, hoje, dia 13 de maio, a sua unidade de cuidados intermédios,com 3 camas, o que se traduz numa maior e mais qualitativa capacidade de resposta a utentes que, embora sem critérios para cuidados intensivos, necessitem de vigilância apertada.

Para além disso, assiste-se a uma maior flexibilização das camas de cuidados intensivos pediátricos, uma resposta mais abrangente e uma melhoria da capacidade formativa do serviço.

De salientar que as Unidades de Cuidados Intensivos e Intermédios Pediátricos possuem uma resposta única em toda a região Norte, nomeadamente aos casos de crianças com grande trauma, patologia cardíaca que necessita de intervenção ou cirurgia cardíaca, neurocirurgia e parte significativa da hemato-oncologia. No entanto, desde há 9 anos quando a unidade de cuidados intensivos foi inaugurada, que se aguardava a abertura desta unidade de cuidados intermédios, que finalmente foi conseguida.

Com o seu inicio de atividade, a resposta às crianças com patologia aguda grave da região norte é reforçada, permitindo que quer o serviço de urgência, quer a unidade de cuidados intensivos pediátricos, quer o bloco operatório de cirurgia pediátrica, quer o internamento de pediatria, tenham um apoio clínico único e diferenciado, para patologia complexa, que permitirá uma resposta integrada de enorme qualidade.