Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Responsável da Unidade de Uroginecologia do São João assume liderança da Sociedade Portuguesa de Ginecologia

12 de Maio de 2019
Teresa mascarenhas site 1 1024 550

Teresa Mascarenhas, médica ginecologista do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), que vai presidir à Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) no triénio 2019-2021, deu a conhecer os objetivos da nova equipa, tendo começado por frisar que irá dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas anteriores direções que são “um legado exemplar, fruto de muito trabalho e dedicação”. Mas não se fica por aí e a base para todos os projetos será “um espírito aberto e crítico face às inovações e necessidades atuais”, não esquecendo “uma liderança em espírito de diálogo, cooperação e compromisso absoluto entre todos os corpos sociais e restantes membros da SPG”.

Para se cumprir os objetivos, realçou ainda que é “nosso dever entender as necessidades da sociedade atual para exercer o nosso papel de ginecologistas da forma mais profissional e holística; criando uma relação sinergética entre observação científica, tecnologia, inovação e prática médica”. O sucesso futuro da SPG passa também, segundo disse, pela “união entre gerações de ginecologistas, aliando o conhecimento, a experiência e a avidez”. Neste próximo triénio, Teresa Mascarenhas quer pensar na mulher, fazendo com que esta esteja mais próxima da SPG, mediatizando os problemas ginecológicos e as suas soluções, para que as mulheres sintam que a Sociedade está presente nas suas vidas e que lhes pode dar boas respostas.

Licenciada e Doutorada pela Faculdade de Medicina da U. Porto, Teresa Mascarenhas, médica especializada na área da Uroginecologia, é Professora Associada Convidada pela mesma Instituição. Acumula ainda o cargo de Coordenadora da Ginecologia/Obstetrícia do Instituto CUF Porto. O seu percurso destaca-se pelas vertentes clínica e de investigação, na qual soma mais de 150 publicações em revistas indexadas e livros. Foi distinguida com vários prémios e bolsas científicas. 

Foi Representante Europeia da International Urogynecological Association- IUGA, integrou o Scientific Committee, Research and Development Committee and Education Committee of the International Urogynecological Association-IUGA e Presidente do IUGA 36th Annual Meeting. Foi também Fundadora e Presidente da Secção Portuguesa de Uroginecologia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia.