Responsável da Unidade de Uroginecologia do São João assume liderança da Sociedade Portuguesa de Ginecologia

12 de Maio de 2019
Teresa mascarenhas site 1 1024 550

Teresa Mascarenhas, médica ginecologista do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), que vai presidir à Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) no triénio 2019-2021, deu a conhecer os objetivos da nova equipa, tendo começado por frisar que irá dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas anteriores direções que são “um legado exemplar, fruto de muito trabalho e dedicação”. Mas não se fica por aí e a base para todos os projetos será “um espírito aberto e crítico face às inovações e necessidades atuais”, não esquecendo “uma liderança em espírito de diálogo, cooperação e compromisso absoluto entre todos os corpos sociais e restantes membros da SPG”.

Para se cumprir os objetivos, realçou ainda que é “nosso dever entender as necessidades da sociedade atual para exercer o nosso papel de ginecologistas da forma mais profissional e holística; criando uma relação sinergética entre observação científica, tecnologia, inovação e prática médica”. O sucesso futuro da SPG passa também, segundo disse, pela “união entre gerações de ginecologistas, aliando o conhecimento, a experiência e a avidez”. Neste próximo triénio, Teresa Mascarenhas quer pensar na mulher, fazendo com que esta esteja mais próxima da SPG, mediatizando os problemas ginecológicos e as suas soluções, para que as mulheres sintam que a Sociedade está presente nas suas vidas e que lhes pode dar boas respostas.

Licenciada e Doutorada pela Faculdade de Medicina da U. Porto, Teresa Mascarenhas, médica especializada na área da Uroginecologia, é Professora Associada Convidada pela mesma Instituição. Acumula ainda o cargo de Coordenadora da Ginecologia/Obstetrícia do Instituto CUF Porto. O seu percurso destaca-se pelas vertentes clínica e de investigação, na qual soma mais de 150 publicações em revistas indexadas e livros. Foi distinguida com vários prémios e bolsas científicas.

Foi Representante Europeia da International Urogynecological Association- IUGA, integrou o Scientific Committee, Research and Development Committee and Education Committee of the International Urogynecological Association-IUGA e Presidente do IUGA 36th Annual Meeting. Foi também Fundadora e Presidente da Secção Portuguesa de Uroginecologia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia.