Serviço de Neurocirurgia renovado na vanguarda da excelência

28 de Maio de 2019
Novas instala  es do servi o de neurocirurgia do chusj inaugurados pelo presidente da arsnorte 1 1024 550

O Serviço de Neurocirurgia foi inteiramente renovado, tendo sofrido obras infraestruturais profundas. Com cerca de 1.073 m2 de área e 43 camas, o novo Serviço de Neurocirurgia voltou a ocupar a sua localização de origem, no piso 8 da ala central sul do Hospital, tendo sido investidos 2,64 milhões de euros, que terminaram com um percurso de cerca de 10 anos em contentores.

As novas instalações permitirão cerca de 1.700 internamentos/ano, mantendo um volume de produção clínica expressiva de cerca de 1.450 cirurgias e 15.000 consultas. "Estima-se ser possível ainda incrementar estes indicadores de produção com mais tempos cirúrgicos, dando uma resposta de excelência aos utentes que, de todas as regiões do país, procuram um serviço de referência internacional", afirma Rui Vaz, diretor do Serviço de Neurocirurgia do CHUSJ.

Ainda nas palavras do clínico, “o novo Serviço constitui uma relevante melhoria das condições em que os doentes são tratados em termos de conforto, de apoio familiar e de assistência pelos profissionais. O controlo de infeção e uma maior eficácia assistencial, pela relação de proximidade com o Bloco Operatório e com os Cuidados Intensivos, são apenas dois exemplos da profunda transformação que o serviço ganha com esta mudança, que impactam na segurança e na qualidade.“

O Serviço de Neurocirurgia nasceu em 1960, com a realização da 1ª intervenção neurocirúrgica no Hospital de São João e foi crescendo até se tornar no único serviço do país acreditado totalmente pelos Standards Europeus de Excelência para o treino em Neurocirurgia atribuído pela Associação Europeia de Sociedades Neurocirúrgicas (EANS) e um dos 10 primeiros Centros Cirúrgicos de Excelência para a cirurgia da coluna vertebral certificados pela EuroSpine.

A inauguração das novas instalações do Serviço ficou a cargo do Presidente da ARS Norte, Carlos Nunes.

Inaugura  o das novas instala  es do servi o de neurocirurgia 1 1024 2500
Novas instala  es do servi o de neurocirurgia do chusj inaugurados pelo presidente da arsnorte 1 1024 2500