Crianças com doença oncológica passam para internamento no Hospital e deixam definitivamente os contentores

31 de Maio de 2019
Oncologia pediatrica site 1 1024 550

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, o internamento das crianças com doença oncológica no Centro Hospitalar Universitário São João, CHUSJ, passa para instalações no edifício principal, deixando definitivamente os contentores onde se encontravam, desde há oito anos.

O Serviço de Oncologia Pediátrica do CHUSJ funcionará nas atuais instalações no piso 1 do hospital até serem concluídas as obras da Ala Pediátrica, com início previsto para o corrente ano. A transferência foi possível com a libertação de espaços ocupados por serviços recentemente realocados.

As novas instalações vão abolir a necessidade de transporte de ambulância, entre o internamento e o edifício principal. A relação de proximidade com outros serviços hospitalares e a melhoria das condições de tratamento, vão seguramente traduzir-se numa melhor eficácia assistencial.

O Serviço de Oncologia Pediátrica conta com uma equipa de 8 médicos e 13 enfermeiros com competências específicas e totalmente dedicados a esta especialidade. Estão previstos 400 internamentos/ano no serviço.

O Centro Hospitalar Universitário São João é Centro de Referência de Oncologia Pediátrica.

As atuais instalações dispõem de 8 quartos individuais, com pressão positiva, adequados ao tratamento de doentes imunodeprimidos. Dispõem ainda de um espaço lúdico-pedagógico e área de repouso de pais e cuidadores, cuja organização e decoração contou com o apoio da ACREDITAR, e permitiram uma melhoria das condições acolhimento, conforto e apoio familiar. As empresas Critical Software, FNAC e Samsung deram apoio num projeto de realidade virtual pioneiro, que passa por equipar o serviço com óculos de realidade virtual e com conteúdos produzidos especificamente para este efeito.

Uma das enfermarias do servi o de oncologia pedi trica 1 1024 2500
Corredor do servi o de oncologia pedi trica 1 1024 2500