São João realiza a 50ª colheita em Dador em Paragem Cardiocirculatória

05 de Junho de 2019
S o jo o realiza a 50  colheita em dador em paragem cardiocirculat ria site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUJS) realizou, recentemente, a 50ª colheita em dador em paragem cardiocirculatória de que resultou sessenta e nove transplantes de rins.

O tipo de procedimento em causa necessita de uma resposta consistente e rápida por parte da equipa envolvida (médicos de várias especialidades, enfermeiros, técnicos e assistentes operacionais), não excedendo as duas horas desde o seu início na Sala de Emergência.”

Esta estreita janela temporal tem sido suficiente para reunir uma vasta equipa de profissionais alinhados em cumprir o objetivo de concretizar a colheita, bem como o transplante de órgãos” explica Gerardo Oliveira, responsável do Gabinete de Transplantação do CHUSJ.

O CHUSJ é o único centro com este programa em operacionalidade completa em Portugal e em termos europeus, este programa destaca-se pela sua dimensão. Trata-se de um elevado desempenho, de natureza totalmente imprevisível e de elevada complexidade e exigência”, afirma ainda Gerardo Oliveira.

Este programa de transplantação através de recurso a colheita de dador em paragem cardiocirculatória, iniciado em Janeiro de 2016, é suportado por normas de procedimento elaboradas pela tutela em Outubro do mesmo ano.