São João apresenta resultados do projeto "Digital Patient"

26 de Junho de 2019
Sess o de apresenta  o de resultados do projeto digital patient site 1 1024 550

A Aula Magna recebeu, recentemente, a cerimónia de apresentação dos resultados do projeto "Digital Patient", cujo objetivo é transformar a informação presente nos milhões de textos clínicos em conhecimento útil através de algoritmos automáticos.

O sistema desenvolvido vem maximizar o tempo que o médico passa junto do doente, dado que torna muito mais rápida a procura de informação sobre cada paciente, potenciando também a qualidade da decisão e a segurança sempre que a necessidade de obter determinados dados seja urgente.

Nas palavras de Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), "este projeto constitui uma forte colaboração entre a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o CHUSJ e prevê uma importante melhoria dos instrumentos de apoio à gestão e à decisão clínica existentes na medida em que coloca a inteligência artificial ao serviço da Saúde”.

O Digital Patient conta com uma importante parceria com a Priberam, empresa especializada em língua portuguesa cujo papel neste projeto é aplicar técnicas de inteligência artificial ao processamento de texto.

De acordo com o Regenstrief Institute, na atualidade, 80% dos registos clínicos são em texto e não podem ser usados em termos de suporte à decisão. O desafio deste projeto reside em tornar esta leitura viável através da criação de um motor de aprendizagem automática.