Concluída a fase de revisão técnica do Projeto da Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João

09 de Julho de 2019
Site 1 1024 550

Encontra-se concluída a fase de revisão técnica do projeto de arquitetura da Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), elaborado pela empresa Aripa Arquitectos, de acordo com as exigências legais em vigor, tendo sido cumpridos os prazos estabelecidos. Nesse sentido, o projeto definitivo foi hoje remetido às empresas selecionadas, para análise e apresentação definitiva das propostas de execução, cujo prazo decorre até ao próximo dia 29 de julho.

São 14 as empresas de construção a quem o CHUSJ endereçou convite para apresentarem candidaturas à empreitada da Ala Pediátrica, empresas que foram identificadas pelo Grupo de Trabalho presidido pelo Engº Joaquim Poças Martins, Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte e Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Esta abordagem aumenta a exigência com que o Estado aborda este investimento. A coordenação deste Grupo por um representante da Ordem dos Engenheiros pretende assegurar a total transparência do processo, bem como o rigor nas decisões técnicas.

Em face da urgência da construção da Ala Pediátrica, a Lei do Orçamento de Estado para 2019 autoriza o CHUSJ a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada. Por razões da defesa do superior interesse público, entendeu-se constituir um Grupo de Trabalho que pudesse estabelecer os critérios para selecionar o conjunto de empresas habilitadas para uma empreitada desta complexidade e dimensão, a serem convidadas a apresentar propostas para a sua execução, sem atrasar o processo.

Por outro lado, a parcela de terreno do CHUSJ destinada à Ala Pediátrica encontra-se já disponível, após decisão homologada a 5 de junho de 2019 pelo Tribunal Judicial da Comarca do Porto.