Grupo Cultural e Recreativo do São João completou 21 anos de existência

24 de Julho de 2019
Grupo cultural e recreativo numa das suas atua  es no p lo de valongo do chusj 1 1024 550

Decorria o ano de 1998 quando, com o objetivo de realizar um espetáculo comemorativo do Dia Internacional do Enfermeiro, nascia o Grupo Cultural e Recreativo dos Enfermeiros do Hospital de São João.

Mais tarde, e com o sucesso das suas atuações, a sua composição foi alargada a todos os grupos profissionais do hospital, passando a adotar a designação de Grupo Cultural e Recreativo do Hospital de São João (GCRHSJ) com o intuito de “estabelecer uma relação sadia entre os profissionais, criando pontes de ligação e de afetos, contribuindo para humanizar o ambiente de trabalho e o relacionamento interpessoal”, explica Maria do Céu Calheiros, fundadora do Grupo e ex-enfermeira diretora do CHUSJ.

O GCRHSJ tem, desde então, participado em todos os Encontros Musicais Inter-Hospitalares já realizados, tendo sido o coorganizador do 3º Encontro Musical Inter-Hospitalar, em 2001, em parceria com o Hospital da Prelada/Porto e organizador do mesmo evento em 2009. O GRCHSJ tem participado, ainda, nas festas dos utentes do CHUSJ, no Dia Mundial da Criança, nas festas de Natal e de aniversário do Voluntariado do Hospital de São João, no Natal dos Hospitais da RTP, na Praça da Alegria e em diferentes festividades dentro e fora do hospital.

Para além de atividades diretamente ligadas ao CHUSJ, o grupo também tem estado envolvido em eventos externos tais como a realização da música do hino da Associação dos Amigos do povo de Timor Lorosae a convite da mesma, bem como as deslocações ao Aeroporto e ao centro comercial Dolce Vita, no Porto, para Cantar as Janeiras. O GRCHSJ tem, ainda, participado em animações dos utentes dos Centros de Dia e de convívio com os pais e as crianças alojados na Casa Ronald MacDonald do Porto.

“Como enfermeira sempre entendi que devia haver momentos lúdicos com a equipa de saúde independentemente da categoria a que cada um pertencesse. A vida dos profissionais de saúde é de tal maneira abrangente, exigente e intensa, que necessita de uma valorização dos espaços informais para repor os equilíbrios e contribuir para uma estabilidade que ajude na diminuição dos conflitos.
Assim como, o envolvimento dos utentes era e é importante para tornar mais leve o sofrimento”, afirma a responsável do GRCHSJ.
“Na atualidade, o GCRHSJ entoa canções de raiz popular e arranjos musicais da autoria do nosso maestro.

O grupo conta com 32 pessoas, dos quais cantores e músicos que tocam instrumentos tais como o acordeão, concertina, teclado, viola, cavaquinho, violino, flauta, bombo, pandeiro, bateria e outros de menor porte em conformidade com as músicas. Ao longo deste 21 anos de existência do GRCHSJ sempre fomos acarinhados pelos conselhos de administração do Hospital”, remata a ex-enfermeira diretora do CHUSJ.

Grupo cultural e recreativo numa das suas atua  es 1 1024 2500
Atua  o do gcr do chusj 1 1024 2500