São João apresenta resultados da sua implementação do SONHOv2

31 de Julho de 2019
Sess o de apresenta  o de resultados do sonho v2 site 1 1024 550

No passado dia 11 de julho, decorreu no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Ação de Apresentação de Resultados da implementação do Projeto “SONHOv2: Evolução Tecnológica para SONHOv2".

A Sessão de Divulgação focou-se na promoção de melhores práticas e partilha de conhecimento de novas formas de organização interna e de prestação de serviços públicos aos cidadãos, mais concretamente, a divulgação da experiência e resultados do processo de migração para o SONHOv2 que o Centro Hospitalar Universitário de São João levou a cabo no âmbito do projeto.

O projeto tem como objetivos uma evolução tecnológica para o SONHOv2, que garanta uma melhor fiabilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas, bem como a atualização das infraestruturas que dão suporte à sua implementação, e todo o envolvimento dos recursos humanos do CHUSJ e da SPMS, traduzindo-se numa melhoria significativa da informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes.

O projeto definido irá criar as infraestruturas necessárias, a nível técnico e funcional de procedimentos normalizados, para a efetiva modernização dos processos de gestão clinico-administrativa que dão suporte a toda a produção hospitalar. É financiado pelo Portugal 2020 no âmbito do COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização) no montante de 2.868.912,00 €, dos quais 2.438.575,20 € são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

A Sessão, dividida em dois momentos, abriu com as boas vindas, seguida por uma breve descrição sobre o trabalho preparatório realizado para possibilitar a migração para a nova versão do SONHO, onde foram abordados temas como a Arquitetura de Hardware necessária, a Arquitetura da Implementação de Produtos e o Deploy de VMs Ambientes de SCLINICO e SONHO.

No segundo momento abordou-se a Metodologia de Projeto adotada, bem como o Plano de Contingência onde se discutiu as medidas tomadas para fazer com que os processos vitais voltassem a funcionar normalmente. Por fim abordou-se a Implementação de Projeto.

A Ação promovida pelo Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação do CHUSJ contou ainda com a participação de elementos do CHUSJ, Claranet – Portugal, Hewlett Packard Enterprise – Portugal, TIMESTAMP, Oramix, SPMS e Everis – Portugal.