Selecionada a empresa que irá construir a Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João

02 de Agosto de 2019
Selecionada a empresa que ir  construir a ala pedi trica do centro hospitalar universit rio s o jo o site 1 1024 550

A empresa Casais – Engenharia e Construção, S. A. foi selecionada para a construção da Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), projeto elaborado pela empresa Aripa Arquitectos, cumprindo os prazos estabelecidos.

O CHUSJ irá agora desenvolver todos os procedimentos necessários, nos termos legais em vigor, para a adjudicação formal.

O CHUSJ tinha endereçado convite a 14 empresas de construção para apresentarem candidaturas à empreitada da Ala Pediátrica, obra com especial complexidade técnica. As empresas foram identificadas pelo Grupo de Trabalho presidido pelo Engº Joaquim Poças Martins, Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros–Região Norte e Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Esta abordagem aumentou a exigência com que o Estado encarou este investimento. A coordenação deste Grupo por um representante da Ordem dos Engenheiros pretendeu assegurar a total transparência do processo, bem como o rigor nas decisões técnicas.

Das 14 empresas a quem foi remetido convite, o Grupo de Trabalho recebeu quatro propostas (uma delas numa associação de duas das empresas convidadas), que analisou tecnicamente de acordo com os requisitos definidos e as exigências fixadas nas especificações técnicas, selecionando a empresa Casais – Engenharia e Construção, S. A..

De notar que em face da urgência da construção da Ala Pediátrica, a Lei do Orçamento de Estado para 2019 autoriza o CHUSJ a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada. Por razões da defesa do superior interesse público, entendeu-se constituir um Grupo de Trabalho que pudesse estabelecer os critérios para selecionar o conjunto de empresas habilitadas para uma empreitada desta dimensão, a serem convidadas a apresentar propostas para a sua execução, sem atrasar o processo.

Por outro lado, a parcela de terreno destinada à Ala Pediátrica encontra-se já disponível, após decisão de 5 de junho de 2019 do Tribunal Judicial da Comarca do Porto.

O CHUSJ congratula-se assim pelo processo de construção da Ala Pediátrica estar a decorrer conforme planeado, prevendo-se o início da obra durante o ano de 2019, devendo a mesma estar concluída em 18 meses.