Serviço Nacional de Saúde
Ação de Formação:Doenças Hereditárias do Metabolismo na prática clínica - a importância de equipa multidisciplinar alargada
11 Mai 2017
Formacao cr dhm site 1 460 250

Caro(a) Profissional de Saúde,

As doenças hereditárias do metabolismo (DHM) constituem um grupo de patologias individualmente raras, na maior parte dos casos severas, crónicas e debilitantes. com apresentações desde a idade pediátrica ao adulto e que no seu conjunto representam um importante e grave problema de saúde pública.

Considerando a importância da promover prevenção e rastreio familiar e de populações de risco, pretende-se a constituição de uma rede de trabalho alargada na zona norte do país, envolvendo unidades de saúde hospitalares e locais. De acordo com esta realidade, o Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo do Centro Hospitalar São João organiza uma ação de formação intitulada: Doenças Hereditárias do Metabolismo na prática clínica - a importância de equipa multidisciplinar alargada.

Dirigida a todos os profissionais de saúde do norte do país, esta formação tem o intuito de Permitir ao participante de identificar grupos fisiopatológicos essenciais/sinais de alarme sugestivos de DHM, estabelecer estratégia de diagnóstico etiológico e referenciação CR e ser capaz de integrar equipa multidisciplinar de orientação de doentes com DHM - equipa multidisciplinar alargada central e local para tratamento e seguimento em condições adequadas.

A ação de formação é gratuita e terá lugar no dia 11 de maio, entre as 9h30 e as 16h30, na Sala 3 do Centro de Investigação Médica (CIM) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Obtenha mais informações no panfleto em anexo e em centro.formacao@chsj.min-saude.pt.

Panfleto

Ficha de inscrição para formandos internos CHSJ

Ficha de inscrição para formandos externos CHSJ