Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

(H)á conversa na FMUP - Sal e rim: Aliados ou inimigos?

27 de Junho de 2019
 h   conversa na fmup 1 1024 550

O ciclo (H)á Conversa na FMUP completa-se com a tertúlia - a última antes de férias - intitulada Sal e rim: aliados ou inimigos.

Constituído por sódio e cloro, o sal é um mineral essencial para o organismo. No entanto, se consumido em excesso acarreta riscos para a saúde, nomeadamente pelo aumento da pressão arterial que provoca, entre outros efeitos, uma sobrecarga no funcionamento dos rins.

As recomendações da Organização Mundial de Saúde referem que o consumo diário de sal nos adultos não deverá ultrapassar os 5g, baixando para 3g nas crianças. Estas dosagens correspondem ao sal que existe naturalmente nos alimentos e ao adicionado durante a sua confeção.

Sabendo que, em média, os portugueses consomem diariamente 10,7g de sal - o dobro da quantidade recomendada - facilmente se perceberá a necessidade de alterar este panorama, cujas consequências são individuais mas também coletivas.

Dia 27 de junho (5ª feira), às 17h30, na sala 4 do Centro de Investigação Médica da FMUP, a tertúlia Sal e rim: aliados ou inimigos? contará com a presença de Alexandra Bento (Bastonária da Ordem dos Nutricionistas), Carla Araújo (docente da FMUP e investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular da FMUP - UnIC), Hélio Loureiro (chefe de cozinha) e Jorge Polónia (docente da FMUP e investigador do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde - CINTESIS), cujas perspetivas de análise sobre o tema fomentarão o debate.

A moderação ficará a cargo de Rute Fonseca, jornalista da TSF.

A entrada é livre.

Cartaz

Horário:

17:30h

Local:
Sala 4 CIM-FMUP
Entidade:
FMUP