Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

UAG da Urgência e Medicina Intensiva

UAG da Urgência e Medicina Intensiva

Diretor
Luis Teixeira Lopes

Vogal
Maria Isabel Ribeiro

Vogal
Patrícia Alves Rocha

Caracterização da UAG - UMI

A Unidade Autónoma de Gestão da Urgência e Medicina Intensiva (UAG-UMI) é uma estrutura organizacional de nível intermédio do CHUSJ, dotada de autoridade e responsabilidade de Gestão, sobre um conjunto de áreas de ação-médica, nomeadamente do Serviço de Urgência Polivalente e Serviço de Medicina Intensiva (Adultos). Esta estrutura é gerida por um Conselho Diretivo, nomeado pelo Conselho de Administração e constitui-se pelo Diretor, Luis Lopes, e duas Vogais, Patrícia Alves Rocha e Isabel Ribeiro. O secretariado é realizado pela Margarida Dias.

Composição dos Serviços

O Serviço de Urgência Polivalente (SUP) tem várias áreas de receção de doentes urgentes/emergentes os quais são classificados de acordo com a Triagem de Manchester®. Dispõe ainda de Bloco Operatório próprio, com três salas cirúrgicas e área de recobro, vocacionado para a actividade cirúrgica urgente/emergente.

O Serviço de Medicina Intensiva (SMI) tem uma lotação de 66 camas. Destas 38 camas são de cuidados de nível III e estão distribuídas da seguinte forma: Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente da Urgência (12 camas), a Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente Geral (16 camas) e Neurocríticos 8 (10 camas). Nos cuidados de nível II existem 28 camas distribuídas da seguinte forma: 12 camas na Unidade Polivalente de Cuidados Intermédios da Urgência, 10 camas na Unidade de Cuidados Intermédios Polivalente Geral e 6 camas nos neurocríticos 8.

Missão

A UAG-UMI está centrada no doente, gerindo o doente emergente, urgente e crítico. É centro de referência para todos o País. Os seus serviços integram quadros próprios de profissionais capazes de elevada qualidade assistencial e promove a atividade pedagógica - formação pré e pós-graduada - e a investigação. Nas unidades clínicas da UAG decorre o ensino assistencial da Área de Conhecimento de Medicina Intensiva e Medicina de Urgência da cadeira de Medicina – 6º ano da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 

Organograma UAG Urgencia e Medicina Intensiva