Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Bloco Operatório

Bloco Operatório

Diretor de Serviço - Silvestre Carneiro

Enfermeira Chefe - Maria Graça Rente

 

Missão

O Bloco Operatório Central tem como missão principal proporcional o ambiente físico e os recursos humanos e materiais necessários à execução de atos operatórios em doentes internados, segundo o “estado da arte”.
Acessoriamente deve proporcionar o ambiente e condições necessários à aprendizagem das técnicas cirúrgicas e anestésicas a alunos de enfermagem e medicina, bem como a médicos e enfermeiros.

O Serviço de Esterilização Central procede à recolha, lavagem, desinfeção, esterilização e acondicionamento de materiais reutilizáveis que são passíveis de contactar direta ou indiretamente com o meio interno dos doentes.

 

Objetivos (3 anos)

O Bloco Operatório deverá ser um espaço de acesso mais restrito, dotado de equipamento mais moderno e uniformizado nas várias salas. Será perentório dispor de um sistema de comunicações integradas com unidades adjacentes e Serviços clínicos, que permita uma articulação fácil, rápida e simples. Haverá necessidade de reformular espaços dentro do próprio Bloco e serão necessárias instalações de apoio anexas, sobretudo áreas de armazenamento de equipamento, atualmente inexistentes.
Será necessário garantir a presença de um técnico de electromedicina, devido ao elevado número de equipamentos elétricos em utilização permanente.
O Serviço de Esterilização deverá dispor de uma área consideravelmente superior e concentrar todos os serviços de esterilização dispersos pelo Hospital. Deverá ainda estar equipado para poder eficientemente recolher todo o material nos vários Serviços e entregá-lo após processamento adequado em condições ideais. Todo este ciclo deverá ser realizado apenas por pessoal do Serviço, que dispõe de formação específica nesta área.

 

Antecedentes/ História

Antes da criação do Serviço havia um cirurgião responsável por este setor do Hospital, tendo, Rui Faria neurocirurgião exercido estas funções durante muitos anos.
O Serviço de Bloco Operatório e Esterilização é um serviço muito recente, integrado na UAG de Cirurgia. O primeiro Diretor foi o Silvestre Carneiro. Tem a responsabilidade de gestão dos blocos e da esterilização.