Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Cirurgia Cardiotorácica

Cirurgia Cardiotorácica

Data de Criação - 1 de novembro de 1978

Diretor de Serviço - Paulo Pinho

Enfermeira Chefe - Carlota Guerreiro

 

Missão

Centro de referência na Região Norte para o tratamento cirúrgico das patologias do foro cardiotorácico em ambiente de hospital público e universitário.

 

Objetivos (3 anos)

Serviço de Cirurgia Cardiotorácica com práticas de excelência clínica e investigação reconhecidas.
Modelo de organização de recursos humanos com desenvolvimento de novas qualificações dos vários grupos profissionais em ambiente de atividade dedicada.

 

Antecedentes/ História

Inicialmente estava integrado no Serviço de Doenças Pulmonares, com abertura em 10 de dezembro de 1962, sendo Diretor Esteves Pinto. Em 1965 passou a denominar-se Serviço de Pneumotisiologia e, em 27 de novembro de 1974, por influência de Manuel Rodrigues Gomes, recém-chegado dos Estados Unidos da Clínica Mayo, passou a designar-se de Serviço de Cirurgia Torácica e Pneumologia, mantendo o mesmo Diretor.

Em 1 de novembro de 1978, por jubilação de Esteves Pinto, deu-se a separação em Serviço de Pneumologia (Diretor Martins Coelho) e Serviço de Cirurgia Torácica (Director Manuel Rodrigues Gomes).

Inicialmente os dois serviços mantiveram áreas de internamento adjacentes, mas rapidamente se separaram e criaram áreas próprias.

A primeira operação de coração aberto foi efetuada em 16 de agosto de 1962.

Manuel Rodrigues Gomes transformou o Serviço em Centro de Custos, com uma gestão autónoma e com possibilidade da prática de clínica privada dentro do Serviço.

Atualmente tem espaço de internamento próprio, com bloco e unidade de cuidados intensivos, com várias especialidades que colaboram no Serviço.