Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Cirurgia Geral

Cirurgia Geral

Data de Criação - 6 de abril de 2006

Diretor de Serviço - José Costa Maia

Enfermeira Chefe - Isabel Rodrigues e Gabriela Regalado

 

Missão

Tratar doentes ao mais alto nível assistencial na área da Cirurgia Geral. Controlar a qualidades dos serviços prestados e aposta continuada na investigação e formação.

 

Antecedentes/ História

O Serviço de Propedêutica Cirúrgica foi o primeiro serviço cirúrgico a transferir os doentes do sexo masculino para o Hospital de São João, em 18 de junho de 1959, sendo o primeiro cirurgião Bernardo Bonifácio e o Diretor de Serviço Joaquim Bastos.

Em seguida procedeu-se à transferência dos outros serviços cirúrgicos, com as doentes do sexo feminino, do Serviço de Propedêutica Cirúrgica, no dia 20 de junho de 1959, acompanhadas por Casimiro de Azevedo. O Serviço de Patologia Cirúrgica transferiu-se no dia 15 de julho de 1959, sendo Diretor o Fernando Magano Júnior, o Serviço de Medicina Operatória no dia 17 de agosto de 1959, sendo Diretor o António Sousa Pereira e, por fim, o Serviço de Clínica Cirúrgica transferiu-se no dia 23 de novembro de 1959, sendo Diretor Álvaro Rodrigues.

Em 23 de janeiro de 1975 os serviços de cirurgia adoptaram a designação de Cirurgia 1, ex-Clínica Cirúrgica (Diretor Amarante Júnior), Cirurgia 2, ex-Patologia Cirúrgica (Diretor Araújo Teixeira), Cirurgia 3, ex-Medicina Operatória (Director Giesteira de Almeida) e Cirurgia 4, ex-Propedêutica Cirúrgica (Diretor Casimiro de Azevedo). Em 01 de fevereiro de 2002, os Serviços de Cirurgia 1 e 2 fundiram-se no Serviço de Cirurgia A (Diretor António Carlos Saraiva) e os Serviços de Cirurgia 3 e 4 no Serviço de Cirurgia B (Diretor Manuel Cardoso de Oliveira). Finalmente os serviços cirúrgicos passaram a formar um só Serviço de Cirurgia Geral, a partir de 12 de maio de 2005 (Diretor Manuel Cardoso de Oliveira).

O primeiro transplante hepático foi efectuado em 25 de maio de 1994 e a primeira colecistectomia laparoscópica em abril de 1991, no Serviço de Patologia Cirúrgica.
Ao longo dos anos desenvolveram atividades relevantes no campo da cirurgia, como estudos sobre o sistema linfático, desenvolvimento da cirurgia do esófago, criação de uma unidade de endoscopia digestiva e de ecografia e de manometria e PHmetria esofágica, desenvolvimento de cirurgia das vias biliares e introdução mundial da ileoportografia, entre muitos outros. A cirurgia contribuiu para a criação e desenvolvimento do Serviço de Radiosótopos (Joaquim Bastos).