Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Cirurgia Vascular

Cirurgia Vascular

Data de Criação - 1 de maio de 1975

Diretor de Serviço - José Teixeira

Enfermeira Chefe - Fátima Vaz

 

Missão

A função do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular é prestar assistência a todos os utentes abrangidos pela Área de Influência, criar alicerces para melhoria da técnica cirúrgica, fomentar a investigação clinica e orientar a formação de novos elementos que no futuro serão os pilares de um Serviço que se projeta como referência na prestação dos Cuidados de Saúde no Norte do País.

A técnica avançada em vários campos operatórios a que o Serviço está preparado leva a que de vários pontos do País acorram doentes que preferencialmente escolhem este Serviço para serem tratados.

 

Objetivos (3 anos)

A grande ambição de quem dirige este Serviço é o de transformar um Departamento onde se tratam doentes, numa Escola de Formação Contínua e de grande projeção investigacional.

A falta de recursos humanos ensombra o Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, torna difícil a prática desse sonho o que nos constrange, mas que diariamente constituirá um desafio enquanto nos mantivermos no exercício das nossas funções.

 

Antedecentes/ História

Inicialmente não possuía espaço de internamento próprio, ocupando reserva de camas nos quatro Serviços de Cirurgia. Adquiriu autonomia em 6 de março de 1978, ocupando uma parte da ala nascente do piso 6. O primeiro Diretor do Serviço foi António Tenreiro, seguindo-se António Braga de 12 de abril de 1990 a 10 de junho de 2001.

Desenvolve atividade cirúrgica na área vascular e em técnicas de avaliação vascular.