Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Oftalmologia

Oftalmologia

Data de Criação - 22 de março de 1960

Diretor de Serviço - Fernando Falcão Reis

Enfermeira Chefe - Laurinda Maria Linhares

 

Missão

O Serviço de Oftalmologia é um serviço altamente diferenciado e funciona como Hospital de fim de linha (Hospital Central) para uma população estimada em 3 milhões de pessoas. Tem capacidade para executar praticamente todas as técnicas cirúrgicas com exceção da cirurgia refrativa. É capaz de realizar todos os exames complementares de diagnóstico, incluindo os exames eletrofisiológicos.

Tem médicos diferenciados nas várias subespecialidades, algumas delas únicas a nível nacional (onco-genética e órbita).

O Serviço recebe anualmente entre um a quatro Internos Complementares, a quem garante o Internato. Paralelamente, disponibiliza estágios parcelares a Internos oriundos de outros Hospitais e estágios de aperfeiçoamento e de aprendizagem de novas técnicas a Oftalmologistas.

 

Objetivos (3 anos)

O Serviço pretende constituir-se como um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) ou como uma Parceria Público-Privada (PPP), dotado de autonomia e responsabilidade na gestão do serviço (dentro dos limites da lei).

É também objetivo do Serviço promover a melhoria da qualidade dos serviços prestados, quer através da aquisição de equipamentos que respondam às atuais necessidades dos doentes e médicos, quer pela melhoria da qualidade do atendimento e das instalações físicas/ logísticas (obras em curso).

 

Antecedentes/ História

O Serviço de Oftalmologia abriu em 22 de março de 1960, sendo primeiro Diretor Manuel Silva Pinto. A consulta já funcionava desde 4 de dezembro de 1959.

O primeiro médico contratado para o Serviço foi António Martins Moreira, que colaborou na escolha do material para equipar o Serviço, juntamente com o Diretor de Serviço e Castro Correia, futuro Diretor do Serviço.

O Serviço abriu com uma área de internamento no piso 1 para doentes com glaucoma e no piso 2 para doentes do internamento geral. A consulta funcionava no piso 1 e o internamento, a urgência e o bloco no piso 2.

O primeiro estagiário foi Joaquim Bravo de Oliveira.

De 1978 a 1980 o serviço foi remodelado.

Por falecimento do Diretor em 5 de Janeiro de 1983, assumiu a Direção Castro Correia.

O Serviço de Oftalmologia tem inúmeras atividades a nível de consulta e executa todas as técnicas modernas da especialidade.