Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Ortopedia e Traumatologia

Ortopedia e Traumatologia

Data de Criação - 19 de junho de 1959

Diretor de Serviço - António Nogueira Sousa

Enfermeiros Chefe - Maria Natividade Lourenço e Duarte Marcelo Lourenço

 

Missão

É missão do Serviço de Ortopedia responder a todas as solicitações, não só da área assistencial mas também da sua área de influência, que no caso de Traumatologia Pediátrica é toda a Zona Norte, desde o Rio Vouga.

Tendo capacidade para resolver todo o tipo de Patologias Ortopédicas e Traumatológicas e estando inserido num Hospital Central, com todas as valências, incluindo a Cirurgia Torácica e Cardíaca, Vascular, Neurocirurgia, Cirurgia Plástica e Nefrologia não é de admirar que os doentes com patologia mais complexa do Norte do País acabem por vir aqui receber assistência.

Temos capacidade técnica em todo o tipo de tratamento médico-cirúrgico do aparelho locomotor pediátrico e adulto.

 

Objetivos (3 anos)

Em primeiro lugar uma mudança radical das nossas instalações que deveriam ser um conjunto único. Não há qualquer razão para termos doentes ortopédicos num local e traumatizados noutro.

Logicamente que este conjunto deveria ficar junto à urgência pois só ela fornece cerca de 50% dos nossos doentes.

Deveríamos ter um número de tempos operatórios capaz de responder às nossas necessidades de forma a rentabilizar o nosso quadro de médicos. Estas necessidades traduzem-se em mais 3 tempos no Bloco Central por semana e maior número de salas de cirurgia de ambulatório (1 por semana com anestesia).

Quando tal acontecer o Serviço deve ser compartimentado em Clínicas das diferentes secções ou seja, Ortopedia Infantil, Coluna, Ombro, Mão, Anca, Joelho, Pé e Cirurgia Sética, para um aproveitamento integral das capacidades técnicas dos seus elementos.

Aumentar o número de primeiras consultas, disponibilizando consultas das diferentes áreas em tempos próprios (Ortopedia Infantil, Coluna, Mão e Pé). Em futuro próximo é de prever abertura de consulta de Anca, Joelho e Ombro.
Ortopedia Infantil já possui internamento próprio, bloco e consulta que serão mantidas após a reestruturação hospitalar.

Criar dois dias por semana (2ª e 5ª) na consulta externa com interesse especial em Patologia da Coluna, contando com apoio de Psicóloga em regime de voluntariado no estudo destes doentes.

Criar consulta de Patologia do Pé à quarta feira de manhã.

Criar uma consulta de Patologia da Mão às quartas feiras de tarde.

O número de doentes atendidos poderia baixar ligeiramente, mas com uma qualidade de atendimento de nível europeu.

Logicamente que a lista de espera diminuiria e desapareceriam também as ameaças externas ao Serviço.

Criação de equipa multidisciplinar para assumir tratamento dos sarcomas ósseos no internamento.

Análise de todas as reclamações.

Desempenharíamos assim as funções de assistência e ensino que nos competem.