Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Cardiologia

Cardiologia

Data de Criação - 09 de fevereiro de 1979

Diretora de Serviço - Júlia Maciel

Enfermeira Chefe - Olinda Mendes

 

Missão

O Serviço presta apoio de Cardiologia a toda a região a Norte do Douro, de uma forma globalmente eficaz, apresentando ao longo do ano, um ou outro pico de rotura por excesso de procura. É o Serviço de Cardiologia da Zona Norte de referência para seguimento de doentes com Cardiopatias Congénitas do Adolescente e do Adulto, para Hemodinâmica e Arritmologia, para estudo e seguimento dos doentes candidatos a Transplante Cardíaco.

 

Objetivos (3 anos)

· Estrategicamente, o Serviço será o grande Centro de Diagnóstico e Prevenção de Síndromes Coronários Agudos da zona a Norte do Rio Douro;
· Será também o Centro de Apoio aos Transplantados Cardíacos a Norte do Douro;
· Será o centro de referência para o tratamento e seguimento dos doentes com Cardiopatias Congénitas (adolescentes e adultos).

 

Antecedentes/ História

O Serviço de Cardiologia nasceu do Serviço de Terapêutica Médica, sendo o primeiro Diretor Mário Cerqueira Gomes, desde 1976.

O Serviço começou por ser uma Unidade dentro do Serviço de Medicina, com camas de internamento próprias.

Posteriormente, em 9 de fevereiro de 1979, criou-se a Unidade Coronária, no piso 1, adjacente ao Serviço de Urgência, com 6 camas, sendo o primeiro responsável Correia dos Santos e, mais tarde, a Unidade de Cuidados Intermédios de Cardiologia, no piso 2, sendo responsável Júlia Maciel.