Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Dermatologia

Dermatologia

Data de Criação - 17 de agosto de 1959

Diretora de Serviço - Filomena Azevedo

Enfermeira Chefe - Maria Clementina Carvalho

 

Missão

Internamento destina-se a casos de dermatoses agudizadas, infeções cutâneas, reacções adversas a medicamentos e dermatoses autoimunes, provenientes maioritariamente da Urgência, sendo por vezes enviados de outras áreas geográficas onde não há a especialidade.

Consulta de Dermatologia Geral - Recebe a patologia cutânea cuja informação clínica não se enquadra nas consultas específicas.

Consulta de Dermatologia Pediátrica - Destina-se aos doentes até aos 15 anos.

Consulta de Colagenoses Cutâneas - Seguimento de doentes com lúpus eritematoso, esclerodermia, dermatomiosite e outras.

Consulta de Dermatoses Bolhosas - Destina-se a doentes com dermatoses bolhosas autoimunes como penfigoide e pênfigos.

Consulta de Oncologia Cutânea - Avaliação e seguimento dos casos oncológicos cutâneos, como melanomas, carcinomas espinocelulares, carcinomas basocelulares e linfomas.

Consulta de Dermatoscopia - Avaliação e seguimento de doentes com múltiplos nevos, com recurso a dermatoscopia computorizada. Funciona separadamente para adultos e crianças.

Unidade de Alergologia Cutânea - Para realização de testes epicutâneos quando há suspeita de alergia de contacto, seja profissional, por medicamentos, cosméticos ou outros.

Unidade de Cirurgia Dermatológica - Utiliza tanto técnicas de cirurgia clássica como processos de tratamento mais específicos da dermatologia como crioterapia com azoto líquido e eletrocirurgia.

Unidade de Infeções Sexualmente Transmissíveis - Para diagnóstico e despiste de doenças de transmissão sexual. Realiza androscopia e efetua tratamentos minuto.

Unidade de Fototerapia - Avalia e trata doentes com psoríase, linfomas cutâneos, vitíligo e outras dermatoses com fototerapia, tendo aparelhos para PUVA, PUVA mãos e pés e UVB.

Unidade de Histopatologia Cutânea - Recebe peças de biópsias e exéreses de lesões cutâneas efetuadas na nossa consulta e internamento.

Unidade de Laser terapia - Dispõe de Laser de CO2 e IPL (este sobretudo para angiomas e pigmentações).

Unidade de Micologia Cutânea - Recebe amostras cutâneas, de cabelos e de unhas para exame micológico direto e cultural.

Unidade de Teledermatologia - Colabora com Centros de Saúde no diagnóstico e orientação de doentes com recurso a imagens digitais. Irá ter a breve prazo maior desenvolvimento.

Unidade de Úlceras de Perna - Além de consulta específica tem espaço e material para realização de pensos.

Permanência - Dá apoio à Urgência 12 horas por dia. São observadas as mais diversas patologias provenientes duma grande área geográfica. Pretende-se que futuramente esse apoio seja só durante 5 horas, por não termos elementos com horários que possam cobrir todos os dias úteis. Este horário permitirá que alguns elementos do Serviço tenham mais tempo disponível para Consultas e Cirurgias.

 

Objetivos (3 anos)

Manutenção do seu papel como serviço de referência da especialidade na zona Norte, com potencial de diferenciação e de resposta às variadas solicitações.
Pretende-se que haja um aumento contínuo da produção, desde que seja possível aumentar o número de médicos.

Introdução de novos procedimentos terapêuticos e de diagnóstico, melhorando a qualidade e a eficácia clínica.

Continuar a ser local de formação com idoneidade e qualidade de forma a ser escolha preferencial nas opções dos Internos de Especialidade. Também dar estágios a Internos de outras especialidades como Imunoalergologia,

Doenças Infeciosas, Pediatria e Clínica Geral.

Continuar a contribuir para a formação pós-graduada nomeadamente com realização anual do seu Curso de Atualização de Dermatologia e Venereologia, destinado sobretudo a Médicos de Família, permitindo tanto a divulgação das patologias cutâneas como o que se pode esperar na referenciação ao Serviço.

Manter a participação em ensaios internacionais que são também um fator de valorização e de prestígio para o Serviço, além de permitirem ganhos adicionais.

Daqui a três anos esperamos também ter novas instalações que permitam melhorar as condições de atendimento e de trabalho.

 

Antecedentes/ História

A Dermatologia existe como especialidade desde 20 de outubro de 1955.

O Serviço de Dermatologia ocupava a ala poente do piso 6, com 28 camas e possuía uma pequena sala de cirurgia.

Primeiro Diretor – Aureliano da Fonseca até 1976.

O Serviço possui muitas atividades, sobretudo ligadas à consulta e à cirurgia de lesões tumorais e à fototerapia e laser.

Atualmente apoia o Serviço de Urgência e tem uma grande atividade de consulta.