Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Hematologia Clínica

Hematologia Clínica

Data de Criação - 1989

Diretor de Serviço - José Eduardo Guimarães

Enfermeiras Chefe - Matilde Amaral (Internamento), Graça Duarte (Unidade de Doentes Neutropénicos - UDN)

 

Missão

· Diagnosticar e tratar doentes com patologia do sangue e órgãos hemolinfopoiéticos segundo os melhores padrões científicos, de humanidade e de eficiência.
· Diagnosticar e tratar doentes da área do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) (doentes que vêm ao Serviço de Urgência ou são referenciados por Centros de Saúde ou internamente por outras especialidades).
· Diagnosticar e tratar doentes de todo o Norte do País por referência de outros hospitais ou centros de saúde.
· O Serviço assume o seu estatuto de membro e peça importante do SNS e de um hospital central, devendo pautar a sua atividade pelos critérios acima indicados e por normas de boa gestão de pessoas e meios.
· Dar formação pré e pós-graduada a estudantes de Medicina e a médicos internos, bem como proporcionar educação contínua aos seus profissionais e dar complemento de formação a outros profissionais ou formandos que o solicitem.
· Fazer investigação de qualidade quer na área clínica pura quer nas áreas mais básicas (investigação de translação).
· Promover a auditoria interna e externa da sua atividade e manter a busca de atitudes e normas consensuais baseadas na evidência cientifica.
· Projetar-se através do seu trabalho e dos seus membros na comunidade médico-cientifica nacional e internacional.

 

Objetivos (3 anos)

· Manter a sua liderança como principal serviço de referência em Hematologia no Norte do País (e um dos principais do País).
· Promover a renovação do quadro médico assegurando a melhor formação para os atuais internos de especialidade que substituirão os elementos do Serviço que se aposentarão nos próximos 10-15 anos.
· Reforçar o seu papel nas organizações científicas de que é membro, assumindo maior protagonismo nessas instâncias.
· Alcançar um nível elevado de investigação clínica e translação.
· Desenvolver o laboratório como área diagnóstica fundamental do Serviço que possa proporcionar e facilitar a implementação dessa atividade de investigação.· Arrancar com o projeto de Transplantação Alogénica e aumentar o número de transplantes autólogos, como atividade altamente diferenciada (e financiada).
· Unir as unidades de internamento no mesmo espaço físico reforçando a coesão interna do Serviço e melhorando a gestão de pessoal e meios.

 

Antecedentes/ História

O Serviço de Hematologia Clínica foi criado em 1989, após separação do Serviço de Sangue (Diretora Rosa Araújo) em Hematologia Clínica e Serviço de Imunohemoterapia.

Teve como primeira Diretora Manuela Mendes Ribeiro.

Inicialmente ocupava o mesmo espaço que o Serviço de Imunohemoterapia, no piso 1, ala poente.

Mais tarde passou a ocupar um espaço no piso 2, para instalação do laboratório.

Atualmente ocupa um espaço de internamento no piso 8.

A Unidade de Doentes Neutropénicos, atualmente integrada no Serviço, ocupando o piso 1, foi criada pelo Serviço de Medicina 1, em 1987, ocupando uma área de 6 camas no piso 5.