Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Imunoalergologia

Imunoalergologia

Data de Criação - 1993

Diretor de Serviço - José Luís Plácido

Enfermeira Chefe - Fátima Veiga

 

Missão

Prestação de cuidados de saúde, com qualidade e eficiência, nas patologias imunoalérgicas em todos os grupos etários, utilizando as novas técnicas de diagnóstico e terapêutica, com base na evidência científica disponível.
O Serviço tem uma Consulta Externa com protocolos aplicados à maioria das patologias ainda em suporte de papel (projeto para registo eletrónico, em revisão).

· Tem atividade no Hospital de Dia para procedimentos diagnósticos de maior consumo de tempo, quer na execução quer na vigilância exigida, nas áreas de:
· E para procedimentos terapêuticos:
· Tem um serviço de urgência próprio, organizado e em funcionamento desde Janeiro de 2007, com o benefício reconhecido de diminuição do recurso ao Serviço de Urgência Geral e que tem vindo a servir de modelo a outras instituições hospitalares nacionais.

· Outro dos aspetos da missão deste Serviço é a investigação e quanto a esta o Serviço de Imunoalergologia tem privilegiado essencialmente 6 áreas:

- Alergias 
- Alergia a Venenos 
- Alergia 
- Indução de tolerância a fármacos
- Tratamento de asma grave (Omalizumab)
- Terapêutica de substituição com IGIV

· Qualidade e satisfação dos doentes
· Alergia, asma e desporto
· Alergénios indoor e outdoor
· Hipersensibilidade a fármacos
· Novas tecnologias aplicadas ao diagnóstico e ao acompanhamento de doentes
· Doenças ambientais respiratórias

 

Objetivos (3 anos)

Pretende atingir a excelência na assistência, no ensino e na investigação pela introdução de práticas baseadas na evidência e na inovação fazendo traduzir a investigação na prática clínica. Integrado no “Global Allergy and Asthma European Network” (GA2LEN) como centro colaborador, desde março de 2006.

Pretende fazer o acompanhamento de todos os doentes do foro imunoalergológico necessitando de internamento, desde a sua admissão até à sua alta (essencial à formação dos internos).

Desenvolvimentos de uma maior interligação com os Serviços que têm patologia de “fronteira” com a especialidade de Imunoalergologia.

A promoção de formação para doentes com o objetivo de conseguirem o autocontrolo das suas patologias reduzindo a necessidade de recurso a consultas programadas e não programadas.

 

Antecedentes/ História

Em 1971 foi criada a consulta de Asma/Rinite, integrada no Serviço de Propedêutica Médica, sendo Director Emídio Ribeiro.

O primeiro responsável pela consulta foi Marianela Vaz. A especialidade foi reconhecida em 1984. O primeiro quadro hospitalar foi aprovado em 1985, com 2 chefes de serviço e 4 assistentes, e os primeiros internos iniciaram em 1987. Em 1993 foi criada a Unidade de ImunoAlergologia e o Serviço em março de 2004.

Tem uma atividade quase totalmente dirigida para a consulta externa.