Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Pneumologia

Pneumologia

Data de Criação - 1 de novembro de 1978

Diretor de Serviço - Agostinho Marques

Enfermeira Chefe - Fatima Gomes Dias

 

Missão

O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), desde a sua formação em 1979, por cisão do Serviço de Pneumotisiologia em Cirurgia Cardiotorácica e Pneumologia, tem vindo a orientar a sua atividade para a Missão para a qual se considera responsável – Diagnóstico/ Seguimento/ Tratamento das Doenças Respiratórias tanto na vertente assistencial como no ensino e investigação.

 

Objetivos (3 anos)

Além da manutenção dos meios atuais há necessidade de evoluir no sentido de responder aos desafios que se vão colocando em face do aumento das capacidades de diagnóstico e terapêutica da medicina atual.

Internamento e Otimização

O Serviço de de Pneumologia possui três quartos de isolamento, com pressão negativa, especialmente desenhados para utentes com tuberculose pulmonar. Há necessidade para melhor o controlo das condições para as quais foram desenhados que se incluam, na interface entre o interior e o exterior, de cada quarto de isolamento, pequenas zonas neutras.

Ampliação e Inovação

Criação de uma área de quartos de isolamento devotados ao tratamento de utentes imunocomprometidos – fibrose quística, pós-transplante pulmonar. Trata-se de um projecto em que se pretende ocupar a área que será desocupada pelo Laboratório de Exploração Funcional Respiratória quando da sua integração na nova área do ambulatório. Nesta ampliação espera ser possível obter três novos quartos de isolamento que poderão responder às solicitações crescentes das patologias acima referidas.

Inovação

Criação de uma Unidade de Reabilitação para utentes neuromusculares que se pretende que seja uma unidade para onde possam drenar precocemente utentes de cuidados intensivos com especiais dificuldades no desmame ventilatório. Utentes com descanulação difícil e utentes neuromusculares. Para estes utentes a unidade seria a referência para as situações de agudização, tratamentos e exames que determinassem especiais dificuldades se realizados em regime ambulatório.

 

Antecedentes/ História

Inicialmente estava integrado no Serviço de Doenças Pulmonares, com abertura em 10 de dezembro de 1962, sendo Diretor Esteves Pinto. Em 1965 passou a denominar-se Serviço de Pneumotisiologia e, em 27 de novembro de 1974, por influência de Manuel Rodrigues Gomes, recém-chegado dos Estados Unidos, passou a designar-se de Serviço de Cirurgia Torácica e Pneumologia, mantendo o mesmo Diretor.

Em 1 de novembro de 1978, por jubilação de Esteves Pinto, deu-se a separação em Serviço de Pneumologia (Diretor Martins Coelho) e Serviço de Cirurgia Torácica (Diretor Manuel Rodrigues Gomes).
Martins Coelho foi o primeiro interno a concluir a especialidade em dezembro de 1972.

O Serviço desenvolve várias atividades, como consulta de Pneumologia e de Oncologia, Gabinete de Broncologia, Técnicas de intervenção, laboratório de exploração funcional e setor de reabilitação respiratória.