Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Reumatologia

Reumatologia

Data de Criação - 1976

Diretora de Serviço - Maria Lúcia Costa

Enfermeiro Chefe - Manuel Melo

 

Missão

Dá assistência e tratamento especializados a utentes do foro reumatológico.

Forma especialistas de Reumatologia, e colabora na formação de especialistas de outras áreas, através da concessão de estágios.

Intervém na formação pré-graduada, na área da Reumatologia, no contexto do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina.

Utiliza, para o tratamento da artrite reumatóide (e formas de artrite psoriásica “reumatóide-like”) um algoritmo de decisão que se coaduna com guidelines internacionais. A implementação deste algoritmo, após a sua aprovação pelo Conselho de Administração do Hospital, tem permitido uma correcta utilização das terapêuticas biotecnológicas, com racionalização dos seus custos.

Tem estruturadas as atividades no Hospital de Dia (com a colocação quase integral de dois especialistas), no sentido de permitir uma adequada e segura monitorização dos utentes, que cumprem aquelas terapêuticas.

Realiza trabalhos de investigação.

Organiza de dois em dois anos Jornadas do Serviço, onde pretende focar as inovações científicas mais importantes, com a participação de figuras de renome mundial.

Contribui para a sensibilização da opinião pública, no que toca à patologia reumática.

 

Objetivos (3 anos)

Manter-se como um Serviço de Reumatologia de referência nacional (em 2007 foi considerado pela Escola Nacional de Saúde Pública, o melhor Serviço nacional, na área das doenças do aparelho locomotor).

Deter um espaço com técnicas próprias da especialidade, dotando o Serviço de competência nesta área (ecografia de partes moles, microscopia de polarização, biópsias, densitometria, entre outras).

Expandir a consulta do Hospital de Dia, de modo a proporcionar aos utentes o que de melhor houver no âmbito das estratégias terapêuticas.

Ver significativamente melhoradas as condições de atendimento aos utentes: internamento, Consulta Externa e Hospital de Dia.

No internamento, as camas que forem utilizadas pela Reumatologia, por via da especificidade das doenças reumáticas, dever-se-ão situar em enfermarias individualizadas, com enfermagem própria. Deverá haver também acesso a um espaço próprio para isolamento. Os utentes graves, da área reumatológica, estão muitas vezes imunodeprimidos, facto que determina esta necessidade.

Na consulta externa, é necessário melhorar as condições de prestação de cuidados, nomeadamente com gabinetes exclusivamente alocados à Consulta de Reumatologia, a funcionarem num período de tempo alargado, com condições adequadas de climatização e de higiene. Na consulta externa, deverá haver também uma sala de enfermagem

No Hospital de Dia, deverá existir um gabinete fixo para consulta e avaliação dos utentes reumáticos, com enfermagem especializada em terapêuticas de âmbito reumatológico.

 

Antecedentes/ História

A Unidade de Reumatologia estava integrada no Serviço de Propedêutica Médica (Diretor – Emídio Ribeiro), posteriormente Serviço de Medicina 4 (Manuel Hargreaves).

Foi reconhecida a especialidade no fim da década de 70 e em 1982 foram admitidos os primeiros internos.

Em 2001 foi integrada num departamento com a Ortopedia e Traumatologia e a Medicina Física e Reabilitação.

O primeiro Diretor do Serviço e criador da Unidade foi Lopes Vaz.