Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Neurorradiologia

Neurorradiologia

Data de Criação - 1981

Diretor de Serviço - José Manuel Fonseca

 

Missão

O serviço de Neurorradiologia efetua exames neurorradiológicos de qualidade (Ressonância Magnética, TAC e Angiografia Digital), requisitados pela urgência, consulta externa e internamento.

 

Objetivos (3 anos)

O serviço pretende ter capacidade para responder a todos os pedidos de exames neurorradiológicos do Hospital, em tempo útil e com elevada qualidade.

 

Antecedentes/ História

O Serviço de Neurorradiologia foi criado em 1981, sob a Direção de Joaquim Cruz, que tinha entrado para o Serviço de Neurologia em 1965, depois de ter cumprido o serviço militar e que participava nas equipas cirúrgicas de Urgência. Progressivamente foi orientando a sua atenção para a neurorradiologia, tendo executado os primeiros exames num velho aparelho Schönander, instalado na Radiologia, dirigida por Albano Ramos. Em 1973 foi instalado um craniotomógrafo e, a partir de 1976, com a instalação de uma “Unidade de Angiografia”, no piso 7, onde se realizavam uma vez por semana exames seletivos, passou a efectuar angiografia cerebral. Foi o primeiro a realizar em Portugal um exame de Tomografia Axial Computorizada, no dia 9 de março de 1979, na Lapa, Porto. Inicialmente o Serviço estava integrado no serviço de Radiologia, com a colaboração de médicos neurologistas.

Atualmente ocupa uma parte da ala central do piso 1, executando sobretudo Tomografia Computorizada, Ressonância Magnética Cerebral e Angiografia Cerebral.