Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia e Obstetrícia

Data de Criação - 5 de agosto 1959 (Ginecologia) e 21 de outubro 1959 (Obstetrícia)

Diretor de Serviço - Nuno Montenegro

Enfermeiras Chefes - Maria Ana Braz Fernandes e Maria Carmo Prucha

 

Missão

1. A Unidade Orgânica de Ginecologia e Medicina da Reprodução tem como missão a assistência diferenciada á mulher nas diferentes fases do ciclo reprodutivo, com ênfase no diagnóstico e tratamento da esterilidade conjugal, doença ginecológica benigna e maligna e incontinência urinária e disfunção do pavimento pélvico.
Proporcionar cuidados médicos e cirúrgicos humanizados e de qualidade garantindo melhor reafectação dos recursos disponíveis.
Colaborar na formação pré e pós-graduada em todas as áreas da Ginecologia.
Garantir o acesso a cuidados diferenciados de qualidade e a técnicas de tratamento e diagnósticas inovadoras.

2. A Unidade Orgânica de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal tem como missão a assistência diferenciada á mulher enquanto grávida, parturiente e puérpera, nomeadamente em casos de doença materna, especifica ou associada á gravidez e em casos de doença fetal.
Isto porque possui o estatuto de Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado, Centro de Diagnóstico Pré-Natal homologado pela DGS e está integrado num Hospital Central com todas as Valências diferenciadas.

Para cumprir este desígnio o Serviço de Ginecologia e Obstetricia tem pugnado pela diferenciação técnica e científica (privilegiando o estatuto de estudante de doutoramento) e creditação dos profissionais sem descurar a atualização contínua na generalidade (reuniões diárias e semanais – temáticas, casos clínicos, “journal club”, protocolos, casuística). De modo regular são levadas a cabo auditorias internas (ex.: atividade assistencial na urgência, acuidade do diagnóstico pré-natal: reuniões conjuntas com a Patologia do Desenvolvimento – Anatomia Patológica)
Mais se releva o facto de partilhar profissionais com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Unidades de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Pelas razões expressas terá como vocação ser do ponto de vista assistencial a referência última regional e terá também como missão a formação pós-graduada diferenciada e investigação clínica, em colaboração de com outros Serviços e Instituições nacionais e estrangeiros.

História

O Serviço de Obstetrícia iniciou a sua atividade em Outubro de 1959. De então para cá e muito á custa da parceria privilegiada com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Escola de Enfermagem S. João, garantiu o concurso de profissionais altamente qualificados, cada vez mais diferenciados e preparados para acolher e tratar todas as situações de doença ginecológica, gravidez e suas complicações, parto e nascimento e pós-parto imediato.