Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Cirurgia Pediátrica

Cirurgia Pediátrica

Data de Criação - maio de 1975

Diretor de Serviço - José Estevão Costa

Enfermeira Chefe - Maria Helena Morgado

 

Missão

O que faz:

· Promover a excelência de cuidados cirúrgicos a Recém-nascidos, crianças e adolescentes de toda a zona Norte do país.· 
· Promover a excelência na formação pré e pós-graduada médica e de enfermagem
· Promover a investigação médica

Como faz:

· Melhorando continuamente a qualidade assistencial
· Promovendo a atualização de equipamentos e instalações
· Colaborando com a Administração do Centro de Gestão e do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) no processo de Acreditação ou outros que visem a modernização e otimização dos cuidados prestados aos utentes
· Procurando otimizar recursos humanos e financeiros
· Fomentando a investigação nas suas vertentes clínica e biomédica

 

Objetivos (3 anos)

Uma vez que o Serviço de Cirurgia Pediátrica está inserido no Hospital Pediátrico Integrado estará sempre em consonância com as diretrizes e objetivos do mesmo, bem como da Administração do CHSJ.
A qualidade dos cuidados, em ambiente humanizado, prestados aos Recém Nascidos, Crianças e Adolescentes que nos procuram, bem como a excelência na formação, nomeadamente dos Internos Complementares, serão as principais preocupações do Serviço.
Pretende-se, que em áreas como a Cirurgia Neonatal, a Cirurgia de Fissurados e Queimados, a Cirurgia Urológica, o Serviço seja considerado como Serviço de Referência.
Propomos continuar a diminuir o tempo de espera para a primeira consulta e para cirurgia, otimizando os recursos e tempos de bloco, bem como participando no SIGIC ou qualquer outro programa governamental para redução de listas de espera.

 

Antecedentes/ História

O Serviço de Pediatria englobava, inicialmente, a Pediatria Médica e a Pediatria Cirúrgica. Foi em 17 de maio de 1975 que as duas especialidades se separaram. Norberto Santos criou o Departamento de Pediatria que incluía as duas especialidades como Serviços autónomos.
O primeiro Diretor de Serviço foi Barbeitos de Sousa. Após a sua morte o Diretor de Departamento assumiu sucessivamente a Direção de Serviço até à nomeação de Bessa Monteiro.