Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Urgência e Medicina Intensiva Pediátrica

Urgência e Medicina Intensiva Pediátrica

Data de Criação - 1988

Diretor de Serviço - Luís Almeida Santos

Enfermeiro Chefe - Maria Laura Vieira

 

Missão

Tratar com qualidade e eficiência todas as crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade com doença aguda que acorrem ao Serviço de Urgência (SU) de Pediatria.

 

Objetivos (3 anos)

Tratar todas as crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos com doença aguda que acorrem aos SU do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) previamente observados pelos Médicos Assistentes, com exceção das situações urgentes ou emergentes (urgência referenciada).

 

Antecedentes/ História

Em 1964, é decidida a abertura da Urgência, tendo a ocorrência do acidente ferroviário de Custóias, com um número elevado de mortos e feridos, reforçado esta necessidade.

Em 31 de outubro desse ano abre o Serviço, tendo como 1º coordenador Amarante Júnior, designado pelo Diretor de Serviço de Clínica Cirúrgica – Álvaro Rodrigues.

Desde a sua inauguração até aos dias correntes que existem 8 equipas de urgência, cada uma para um dia da semana e uma de folga. Nos primeiros tempos Amarante Júnior repartiu a coordenação com Giesteira de Almeida, também cirurgião, o que contribuiu para que durante muitos anos os Chefes de Equipa fossem médicos de cirurgia.

Durante mais de vinte anos, o coordenador da Urgência era designado pela Direção Clínica, sendo um dos Adjuntos do Diretor Clínico.

Em 1988, Jaime Duarte assume a Direção do Serviço de Urgência a tempo inteiro e separa a urgência pediátrica da urgência de adultos, com espaço físico e direção próprios.

O Serviço de Urgência Pediátrica autonomizou-se em 1986, sob a Direção de Norberto Santos, integrada dentro do Departamento de Pediatria, sendo atualmente Diretor Luís Almeida Santos.