Serviço Nacional de Saúde
Clinical Intelligence
Inteligencia no negocio a 1 500 999
Microsoft 1 500 999

 

O Centro Hospitalar de São João (CHSJ) desenvolveu uma plataforma tecnológica com uma capacidade ímpar de recolher, armazenar e analisar em segundos os milhares de dados que a organização produz. Essa plataforma interliga e correlaciona toda a informação relevante, permitindo estudar clínica, epidemiológica e financeiramente as várias populações de doentes que recorrem ao hospital, percebendo qual a terapêutica que habitualmente lhes está a ser aplicada e os exames que realizam; que patologias e sintomas apresentam; de que zonas do país provêm, qual o seu diagnóstico, entre muitas outras variáveis. O apoio que esta plataforma de Business Intelligence tem dado à gestão e operação do CHSJ permitiu-lhe obter em 2012 o 1º Prémio Hospital do Futuro – Gestão & Economia na Sáude.

Atualmente o CHSJ está a potenciar as capacidades desta tecnologia para a colocar ainda mais próxima dos seus utentes, procurando que a mesma, através da análise eficiente da informação, ajude a detetar mais rapidamente situações anómalas que possam colocar em risco os pacientes internados do CHSJ, sendo uma ferramenta avançada para apoio à segurança do doente. Desta forma garante-se que a intervenção em áreas como a infeção hospitalar, o consumo de antibióticos, bem como o risco de deterioração clínica em pacientes internados é cada vez mais eficaz.

Através da sua capacidade em Vigiar, monITorizar e Alertar (VITAL) o risco de deterioração clínica dos seus doentes internados, O CHSJ venceu em Fevereiro de 2014 nos EUA, no decorrer do evento HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), o prémio mundial “Microsoft Health Innovation Awards 2014”, sendo a primeira instituição portuguesa a conseguir alcançar este reconhecimento.

 

Para mais informações sobre este projeto contactar:

Unidade de Desenvolvimento de Software
uds@chsj.min-saude.pt 

ou Gestor do Projeto
jpedro.almeida@chsj.min-saude.pt