Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Psiquiatria

Psiquiatria

Diretor

António Roma Torres

Enfermeira-Chefe

Natália Fernandes

 

O Serviço de Psiquiatria começou com a abertura de uma Consulta Externa em 7 de Janeiro de1963 sendo Director António Fernandes da Fonseca. Com a criação do Hospital de Dia em 30 de Junho de 1970, na ala nascente do piso 1, passou a oferecer tratamentos em regime de hospitalização parcial (o doente vem de manhã e permanece até meio da tarde com tratamentos médicos mas também actividades de grupo de cariz psicoterapêutico e ocupacionais), sendo um dos primeiros em Portugal com essa modalidade de tratamento. O Hospital de Dia dispôs desde início de um espaço no jardim, com vedação arborizada e que permitia além das actividades terapêuticas a prática de algumas actividades lúdicas e desportivas. O Internamento abriu em 1 de Agosto de 1978, na ala nascente do piso 2. Após a jubilação de António Fernandes da Fonseca em 1991, assumiu a Direcção António Pacheco Palha até Maio de 2007.

Desde 2005 foi constituído como uma Unidade Autónoma de Gestão fundindo-se em 2011 com a constituição do Centro Hospitalar São João com o Serviço de Psiquiatria do Hospital de Nossa Senhora da Conceição de Valongo e mantendo-se como estrutura intermédia de gestão actualmente designada como Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental.

A Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental integra as Unidades de Psiquiatria do Adulto e do Idoso, de Psiquiatria do Jovem e da Família, de Psiquiatria Comunitária, de Psiquiatria de Ligação e de Psiquiatria Forense.

Contactos:

Psiquiatria@chsj.min-saude.pt