Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Psiquiatria comportamental

Responsável

Miguel Bragança

Procura dar resposta às patologias que se traduzem por comportamentos reiterados, com implicações nocivas para o próprio (ou para terceiros) sobre os quais o doente perdeu parcialmente o controlo. Os exemplos mais frequentes são as dependências químicas (toxicodependências), as dependências comportamentais (da Internet, do jogo, das compras, etc.) e as perturbações do controlo dos impulsos (perturbação explosiva intermitente, cleptomania, piromania, etc.

 

Comportamentos Aditivos e Duplo Diagnóstico

Responsável

Manuel Esteves

É uma consulta vocacionada para as dependências químicas, especialmente em situação de duplo diagnóstico – isto é quando estas decorrem em simultâneo com outras patologias psiquiátricas. Estes casos exigem uma abordagem particular, dado a dependência tender a agravar a patologia co-mórbida e vice-versa. Os casos exigindo maior intervenção de cuidados são os que associam consumos de determinados tipos de drogas (por exemplo cannabis ou cocaína) e patologia psicótica de tipo esquizofrénico ou bipolar.

João Marques

Ricardo Moreira

Sofia Leite

 

Sexologia Clínica

Responsável

Márcia Mota

Dirige-se esta consulta aos diferentes tipos de sintomas associados com a expressão sexual do ser humano. Por vezes a consulta é procurada para o esclarecimento de dúvidas ou angústias face à sexualidade, outras vezes em casos de insatisfação sexual, outras ainda em casos de disfunção sexual (como podem ser, a inibição do desejo, a disfunção eréctil, a ejaculação prematura, a disfunção orgástica ou o vaginismo). Igualmente a consulta dá resposta aos problemas relacionados com a identidade sexual (transexualidade), em cooperação com outros serviços hospitalares, numa perspectiva multidisciplinar. Finalmente são atendidos nesta consulta os casos de perturbações da gratificação sexual (parafilias).

Psicologia

  Isabel Ramos

Psico-imunologia

Responsável

Miguel Bragança

A resposta aos problemas emocionais e outras patologias psiquiátricas funcionais e orgânicas, associadas a determinados tipos de infeção (por exemplo a infeção por VIH), é realizada nesta consulta em colaboração de grande proximidade com outros serviços hospitalares, nomeadamente com o Serviço de Doenças Infeciosas. Ao tratamento convencional das patologias psiquiátricas em causa, soma-se o apoio específico relacionado com a reação psicológica à doença infeciosa e medidas psicopedagógicas visando o cumprimento do tratamento, por vezes complexo, bem como os cuidados visando a prevenção da infeção a terceiros e de reinfeção do próprio.

Psicóloga

Isabel Ramos

 

Migrações

Responsável

Márcia Mota

Com a grande mobilidade das populações nas últimas décadas, justifica-se uma consulta visando o atendimento psiquiátrico de emigrantes em Portugal. Na realidade a linguagem, a expressão dos sintomas e até a resposta ao tratamento podem ser diferentes de acordo com a cultura de origem do doente, exigindo uma abordagem diferenciada, por parte da equipa clínica. A especificidade desta consulta estende-se ainda a aspetos práticos como podem ser o contacto facilitado com as Embaixadas dos países de origem ou as consultas realizadas, com a intervenção de um tradutor.