Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Psiquiatria da infância e adolescência

Responsável

Filipa Dias da Silva

A actividade ao nível da Saúde Mental na infância e na adolescência tem por objectivo a promoção da saúde mental, a avaliação, diagnóstico e definição de estratégias de intervenção para situações de perturbação mental. É desenvolvida nas vertentes de consulta, hospital de dia e internamento e inclui intervenções individuais, em grupo, familiares e inter-institucionais. É promovida a articulação com os cuidados de saúde primários, através de reuniões mensais de consultoria pedopsiquiátrica, realizadas nos Centros de Saúde.  

Equipa médica

Ana Teles

Psicologia

Sara Almeida

Mariana Fontoura

Vanessa Moutinho (estagiária)

 

Pedopsiquiatria de Ligação (Ligação com o Hospital Pediátrico Integrado)

Responsável

Alda Mira Coelho

A pedopsiquiatria de ligação atende crianças e jovens com perturbações emocionais que possam surgir no decurso de doença orgânica ou quadros psicopatológicos detectados na consulta de pediatria. Colabora com os pediatras na abordagem da criança e família desde o nascimento, com particular destaque para as situações de risco desenvolvimental. É fundamental a colaboração interdisciplinar na avaliação global da criança, diagnósticos diferenciais e respectiva orientação, tendo em conta a interpenetração do somático e do psíquico.

Equipa médica

Ana Teles (Neonatologia e Obesidade Infantil)

Psicologia

Victor Viana

Paulo Almeida

Sara Almeida

Vanessa Moutinho (estagiária)

 

Perturbações do Espectro do Autismo

Responsável

Alda Mira Coelho

As Perturbações do Espectro do Autismo englobam um conjunto de alterações a nível da comunicação, reciprocidade social, com comportamentos e interesses restritos ou repetitivos. É fundamental a precocidade do diagnóstico e orientação atempada para um programa de avaliação e intervenção especializada, em articulação multidisciplinar. Para além do diagnóstico e orientação procuramos desenvolver programas de formação e suporte para as famílias, articulação com as escolas e outras entidades ligadas a esta problemática.

Psicologia

Sara Almeida

Terapia Ocupacional

Tânia Barbosa