Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Reabilitação Psiquiátrica e Psicossocial

Rosário Curral

Este sector pretende ajudar a pessoa com doença mental e suas famílias a desenvolver competências e a aceder a recursos de suporte de forma a desenvolver o máximo de autonomia, funcionalidade e integração social. Este processo tem em vista a identificação de objectivos e a obtenção de competências necessárias para os alcançar. O Sector de Reabilitação Psiquiátrica e Psicossocial promove então a recuperação, a integração na comunidade e a melhoria da qualidade de vida.

 

Actividades de Reabilitação em Ambulatório (ARA)

Responsável

Sara de Sousa

Dinamizada pelo Gabinete de Terapia Ocupacional assume-se como uma resposta estruturada de reabilitação psicossocial, reunindo atividades dinamizadas por uma equipa multidisciplinar em contexto ambulatório. Estas atividades incluem sessões de relaxamento, movimento, treino da funcionalidade, estimulação cognitiva, reabilitação cognitiva informatizada, programas psicoeducativos para pessoas com doença mental grave e seus familiares, grupo de teatro, rádio, atelier, bar, cinedrama e treino de competências individualizadas.  

Equipa médica

Mara Augusta Vieira-Coelho

Susana Fonseca

Terapia ocupacional

João Viana

Tânia Barbosa

Joana Gomes (estagiária)

João Rebelo (estagiário)

Rita Fortuna (estagiária)

Psicologia

Diana Maia

Marta Figueiredo

Vânia Gonçalves (estagiária)

Serviço Social

Vanessa Ribeiro

Enfermagem

Júlia Pereira

Luísa Monteiro

Paula Marina Travanca

 

Anti-psicóticos em Formas de Absorção Prolongada

Responsáveis

Maria Augusta Vieira-Coelho

Susana Fonseca

O correcto cumprimento da medicação prescrita é um aspecto fundamental do tratamento e recuperação. Para os utentes que necessitam de fazer terapêutica com antipsicóticos em formas de absorção prolongada, a CPSM dispõe de uma estrutura para a administração destes fármacos, em ambos os pólos do Porto e de Valongo. Foi desenvolvido, em colaboração com o Serviço de Bioestatística e Informática Médica da FMUP, o PsychCare, um sistema de informação para registo, informação e gestão do Programa de Antipsicóticos em Formas de Absorção Prolongada. O sistema permite a integração dos dados do tratamento injectável dos doentes, o agendamento das administrações e a monitorização efectiva da terapêutica instituída. Inclui também o envio automatizado de avisos por SMS para os utentes e, se necessário, para os seus familiares e profissionais de saúde, com o objectivo de facilitar e promover o cumprimento da terapêutica proposta.

Enfermagem

Gustava Martins

Luísa Monteiro

Paula Marina Travanca

Paula Marralheiro (Pólo Valongo)