Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Centro de Mama

Data de Criação - Abril de 2008

Coordenador do Serviço - José Luis Fougo

Enfermeira Responsável - Luisa Ferro

 

HISTÓRIA DO SERVIÇO

O Centro Hospitalar de São João trata pessoas com doenças oncológicas da mama desde a sua abertura, em 1959.
O Centro de Mama nasceu formalmente em 22 de abril de 2008, tendo como base o anterior Grupo de Patologia Mamária, constituído em 13 de junho de 1997, e que reuniu vários profissionais de saúde do São João com atividade clínica em patologia mamária.
Nessa altura reunia cirurgiões dos 4 serviços de Cirurgia Geral, e elementos dos Serviços de Ginecologia, Cirurgia Plástica, Anatomia Patológica, Radiologia, e dos Serviços de Medicina Interna que tinham valências de oncologia. Constituía-se como um grupo de profissionais para concentrar conhecimento e homogeneizar decisões terapêuticas.
Posteriormente evoluiu para a Unidade de Diagnóstico de Patologia Mamária, uma unidade essencialmente vocacionada para a fase de diagnóstico e passou a contar com o concurso dos Serviços de Oncologia Médica e de Radioterapia.
Em 2008 é inaugurado o Centro de Mama, que dispõe de um espaço físico próprio e estrutura preparada para as atividades de ambulatório: consultas médicas, de psicologia, cuidados de enfermagem, exames de imagem, procedimentos para diagnóstico, consultas multidisciplinares e consultas de follow-up.