Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Factos relevantes

Centro de Mama é uma estrutura multidisciplinar de cuidados médicos, que reúne, no mesmo espaço físico, profissionais altamente especializados no estudo e tratamento da patologia mamária, particularmente a oncológica.

No Centro de Mama trabalham diariamente Clínicos (Cirurgiões Gerais e Ginecologistas), Imagiologistas, Geneticistas, Psiquiatras, Psicólogos Clínicos, Enfermeiras especializadas, Técnicos de Radiologia, Nutricionistas e outro pessoal de apoio administrativo e logístico.

Centro de Mama realiza consultas de Clínica Mamária, Exames de Imagem Mamária, Biópsias Mamárias, consultas de Oncogenética, consultas de Psico-Oncologia, consultas de Psiquiatria, consultas de Nutrição, tratamento de feridas pós-operatórias, consultas de Enfermagem Mamária, Consultas Multidisciplinares de Diagnóstico (clínicos, imagiologistas, anatomo-patologistas e enfermeiras), Consultas Multidisciplinares Oncológicas (cirurgiões, oncologistas médicos, radio-oncologistas, especialistas em medicina nuclear e enfermeiras) e Consultas Multidisciplinares Onco-plásticas(cirurgiões mamários e cirurgiões plásticos).

Do ponto de vista da organização institucional, o Centro de Mama faz parte da Unidade Autónoma de Gestão de Cirurgia, estrutura de gestão intermédia, que integra vários serviços hospitalares cirúrgicos.

Centro de Mama conta com um cirurgião doutorado em Ciências Médicas (ICBAS, José Luis Fougo) e com um cirurgião com o grau de Mestre em Oncobiologia (FMUP, André Magalhães). Outro cirurgião é estudante de Doutoramento, com um projecto sobre oncologia mamária e geriatria (Fernando Osório, FMUP). A técnica de radiologia Inês Moreira possui o grau de Mestre em Informática Médica (FMUP) e é também estudante de Doutoramento.

Centro de Mama recebe apoio diferenciado do Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro, assim como da Associação Vencer (Centro Hospitalar de São João) e da Liga de Amigos do São João.

Centro de Mama está integrado no Programa de Rastreio para o Cancro da Mama da Administração Regional de Saúde do Norte, recebendo semanalmente doentes com necessidade de biópsia ou de tratamento por Cancro da Mama.

Centro de Mama está certificado pela norma ISO 9001/2015 desde dezembro de 2015 (APCER).

Centro de Mama faz parte da rede mundial de Centros de Mama desde 2010 (http://breastcentresnetwork.org).

O Centro de Mama do Centro Hospitalar e Universitário de São João é o único Centro de Mama do Serviço Nacional de Saúde com  Certificação Clínica Europeia pelos critérios EUSOMA (Sociedade Europeia de Especialistas em Cancro da Mama), desde Setembro de 2017.

(www.eusoma.org)

(https://www.breastcentrescertification.com/breastcentrescert.php)

(http://www.breastcentrescertification.com/breastcentres_inprocess.php#anc_portugal).