Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Factos relevantes

O Centro de Mama é uma estrutura multidisciplinar de cuidados médicos, que reúne, no mesmo espaço físico, profissionais altamente especializados no estudo e tratamento da patologia mamária, particularmente a oncológica.

No Centro de Mama trabalham diariamente Clínicos (Cirurgiões Gerais e Ginecologistas), Imagiologistas, Geneticistas, Psiquiatras, Psicólogos Clínicos, Enfermeiras especializadas, Técnicos de Radiologia e outro pessoal de apoio administrativo e logístico.

O Centro de Mama realiza consultas de Clínica Mamária, Exames de Imagem Mamária, Biópsias Mamárias, consultas de Oncogenética, consultas de Psico-Oncologia, consultas de Psiquiatria, tratamento de feridas pós-operatórias, consultas de Enfermagem Mamária, Consultas Multidisciplinares de Diagnóstico (clínicos, imagiologistas, anatomo-patologistas e enfermeiras), Consultas Multidisciplinares Oncológicas (cirurgiões, oncologistas médicos, radio-oncologistas, especialistas em medicina nuclear e enfermeiras) e Consultas Multidisciplinares Onco-plásticas (cirurgiões mamários e cirurgiões plásticos).

Do ponto de vista da organização institucional, o Centro de Mama faz parte da Clínica da Mulher, estrutura de gestão intermédia, que integra também os Serviços de Ginecologia e de Obstetrícia.

O Centro de Mama conta com um cirurgião doutorado em Ciências Médicas (ICBAS, José Luis Fougo) e com um cirurgião com o grau de Mestre em Oncobiologia (FMUP, André Magalhães). A técnica de radiologia Inês Moreira possui o grau de Mestre em Informática Médica (FMUP).

O Centro de Mama recebe apoio diferenciado da Associação LAÇO e do Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro, assim como da Associação Vencer (Centro Hospitalar de São João) e da Liga de Amigos do São João.

O Centro de Mama está integrado no Programa de Rastreio para o Cancro da Mama da Administração Regional de Saúde do Norte, recebendo semanalmente doentes com necessidade de biópsia ou de tratamento por Cancro da Mama.

O Centro de Mama está certificado pela norma ISO 9001/2015 desde dezembro de 2015 (APCER).

O Centro de Mama faz parte da rede mundial de Centros de Mama desde 2010 (http://breastcentresnetwork.org) e está a finalizar a sua Certificação Europeia pelos critérios EUSOMA (www.eusoma.org) (http://www.breastcentrescertification.com/breastcentres_inprocess.php#anc_portugal).