Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Oncologia de Adultos - Cancro do Esófago

Oncologia de Adultos - Cancro do Esófago

O Centro Hospitalar de São João (CHSJ) oferece todo o apoio Institucional na receção, encaminhamento e atendimento continuado de doentes com patologia oncológica esofágica: possui um Serviço de Urgência aberto 24 horas por dia e 365 dias por ano que garante aos doentes um rápido acesso à Unidade especializada.

A garantia de adequação de cuidados a estes doentes particularmente debilitados, apoia-se numa Instituição vocacionada para cuidados diferenciados e equipada com todas as valências necessárias ao correto diagnóstico, estadiamento, tratamento e seguimento dos doentes bem como as especialidades e recursos de apoio, que garantem soluções terapêuticas de elevada diferenciação: radiologia de intervenção, gastroenterologia de intervenção ou broncologia de intervenção.

Da mesma forma, está equipado com Unidades de Cuidados Intensivos e Intermédios de elevada qualidade e em interligação com os serviços de intervenção cirúrgica e médica. Como aval de qualidade clínica, a UPEGD orgulha-se de ter um conjunto de profissionais diferenciados em oncologia esofágica, com uma experiência acumulada de 25 anos de subespecialização nesta área.

Como o tratamento de patologia maligna não garante um funcionamento adequado de uma Unidade de Patologia Esofagogastroduodenal, fazem também parte das funções da Unidade Cirúrgica do Centro de Referência (Coordenador: Prof. Doutor José Barbosa) o tratamento de patologia benigna desta área, incluindo patologia tumoral benigna, obesidade, patologia ulcerosa e patologia funcional do tubo digestivo superior, fazem parte das funções da Unidade Cirúrgica do Centro de Referência (CR).

Esta atividade cirúrgica tem-se revelado fundamental na introdução de novas técnicas que se expandiram para a oncologia esofágica, particularmente no desenvolvimento da Cirurgia minimamente invasiva. Na perspetiva de um tratamento integrado e completo, este Centro de Referência garante igualmente uma Consulta de risco para tumores malignos, assegurando o estudo de doentes com cancro Hereditário / Familiar, com relevância porém, menos marcada no carcinoma esofágico.

O IPATIMUP (Diretor: Prof. Doutor Sobrinho Simões) e o Serviço de Anatomia Patológica do CHSJ (Diretor: Prof. Doutora Fátima Carneiro) – que integra o Banco de Tecidos do Hospital, uma referência nacional – fazem parte do grupo que constitui o CR são centros líderes, mundialmente reconhecidos, em investigação e particularmente na investigação do cancro, respondendo por abundante e profícuo número de trabalhos publicados nas mais importantes revistas da especialidade. Da mesma forma têm em curso múltiplos projetos de investigação.

Ciente da importância da partilha de boas práticas clínicas, para além de regularmente procurar visitar Centros de Referência Internacional para formação interna dos seus clínicos, a UPEGD tem-se afirmado pelo grande esforço na divulgação das suas técnicas e protocolos de atuação através da ministração de múltiplos cursos de formação pós-graduada para especialistas de cirurgia.

A estes cursos recorrem, anualmente, Cirurgiões Nacionais e Estrangeiros. Bianualmente é organizada uma Reunião Científica sobre patologia Esofagogastroduodenal que tem contado com presença de especialistas internacionais nesta área. Da mesma forma, colabora com outros hospitais através da deslocação dos seus cirurgiões a essas unidades para orientação e supervisão de tratamentos cirúrgicos. Organiza ainda, de forma regular, cursos pós-graduados para internos em fase de formação nesta especialidade. Os elementos da equipa colaboram, com frequência, em grupos de trabalho para o estabelecimento de recomendações técnicas.

Cirurgiaesofago site2 1 1024 2500
Gastrenterologia de interven  o 1 1024 2500
Angiografia digital 1 1024 2500