Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Oncologia de Adultos - Cancro Hepatobilio/Pancreático

O Centro de Referência (CR) dispõe de uma Consulta de Grupo Oncológico Hepatobilio/pancreático como consulta de grupo autónoma. Esta Consulta realiza-se semanalmente e nela são discutidas as estratégias de diagnóstico, tratamento ou seguimento dos doentes com patologia pancreática maligna, com a presença de, pelo menos três cirurgiões séniores desta área, gastrenterologistas com experiencia em intervenção, radiologia de diagnóstico e intervenção assim como especialistas em oncologia médica, radioncologia e anatomia patológica. É também o local privilegiado para avaliar a resposta à terapêutica dos doentes submetidos a terapêutica neo-adjuvante e definir a terapêutica subsequente.

O CR dispõe ainda de: uma Unidade Multidisciplinar (especialistas em Anestesiologia e Psiquiatria bem como de Psicólogos) para tratamento da de doentes com dor crónica oncológica ou não, internados ou em ambulatório; Consulta de Genética Médica e de Alto Risco de Tumores Digestivos para avaliação genética e molecular de acordo com as necessidades clinicas. Possui equipa multidisciplinar, nomeadamente: cirurgiões reconhecidos com o título de Fellow do European Board of Surgery em Cirurgia Hepatobiliopancreática e em Transplatação Hepática.  

O Serviço de Gastroenterologia dispõe igualmente entre os seus membros de Fellows do European Board of Gastroenterology and Hepatology. A Unidade Radiologia de Intervenção conta entre os seus elementos de Fellows do European Board of Interventional Radiology (EBIR). O CR dispõe também de equipamentos e recursos disponíveis necessários segundo os critérios publicados, nomeadamente para realização de ecografia intra-operatória em cirurgia laparoscópica. Após a decisão terapêutica os doentes são encaminhados para a respectiva consulta externa ou é programada a intervenção terapêutica para permitir que o tratamento do doente se inicie dentro do tempo clinicamente aceitável. O Número de casos por ano de oncologia médica (incluindo a doença metastática e número de novos casos por ano de cirurgia ao pâncreas cumprem os critérios do aviso.

O movimento atual de CPRE realizado no Serviço de Gastrenterologia do CHSJ corresponde a mais de 300 procedimentos/ano. Estes procedimentos realizam-se de forma programada 3 dias por semana, podendo ser agendados de forma urgente se necessário. Esta disponibilidade permite tempos de espera inferiores a 72 horas. O Serviço de Gastrenterologia do CHSJ é o único centro em Portugal a dispor de tecnologia Spyglass de colangioscopia direta.

O CHSJ é o único centro português de treino com o selo da World Gastroenterology Organisation de Portugal (WGO Training Center) consagrado à Gastrenterologia e Hepatologia. Tem participação atualizada no Registo Oncológico Nacional, estudos clínicos. Monitoriza a taxa de mortalidade aos 2, 3 e 5 anos; Mortalidade intra-hospitalar;  Complicações pós -operatórias; Taxa de deiscências anastomóticas; Taxa de reintervenções não programadas; Avaliação da radicalidade cirúrgica (R0, 1 ou 2) Sobrevida mediana; Taxa de recorrência local; Número anual de cirurgias por cirurgião

Oncologia de Adultos - Cancro Hepatobilio/Pancreático 1Oncologia de Adultos - Cancro Hepatobilio/Pancreático 2Oncologia de Adultos - Cancro Hepatobilio/Pancreático 3Oncologia de Adultos - Cancro Hepatobilio/Pancreático 4Oncologia de Adultos - Cancro Hepatobilio/Pancreático 5