Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Oncologia de Adultos - Cancro do Testículo

Oncologia de Adultos - Cancro do Testículo

O Centro Hospitalar São João (CHSJ) foi responsável pelo tratamento de 49 doentes com neoplasia do testículo durante os anos de 2012, 2013 e 2014, correspondendo a uma média de 16 casos novos/ano.

Nos anos referidos foram realizadas, em média, 17,3 orquidectomias radicais/ano (13,6 de casos oncológicos), colocados 12,0 cateteres venosos centrais/ano e efectuadas 0,6 linfadenectomias retroperitoneais/ano. Possui equipa multidisciplinar, equipamentos e recursos disponíveis necessários segundo os critérios publicados.

Tem acesso a: Consulta de psiquiatria, com enfoque na abordagem de problemas psicossexuais; Consulta de infertilidade masculina; Consulta de genética médica; Criopreservação de esperma; Radioncologia; Quimioterapia de alta dose, com transplante autólogo de medula óssea. o Centro de Referência (CR) completa o estadiamento até 15 dias após o diagnóstico, o tempo médio de espera até realização de orquidectomia radical nos últimos três anos foi de 4,6 dias. (critério 7 dias após o primeiro contacto do doente com o centro candidato, exceto se estiver indicada a realização urgente de quimioterapia, prévia à orquidectomia).

Inicia quimioterapia até sete dias após diagnóstico anatomopatológico e garante acesso a tratamentos de radioncologia no prazo máximo de quatro semanas. O grupo multidisciplinar dedicado ao tratamento da neoplasia do testículo no CHSJ tem baseado os seus protocolos de actuação nas recomendações emitidas pela European Association of Urology (EAU) [13], European Society for Medical Oncology (ESMO) [14] e National Comprehensive Cancer Network (NCCN) [15], procurando integrar a melhor evidência científica disponível com as características individuais de cada doente e com a experiência dos profissionais de saúde envolvidos.

O Centro dispõe de um protocolo de cooperação com um centro internacional de reconhecido mérito (Radboud University Medical Center – Nijmegen, Netherlands), para discussão de casos clínicos e potencial referenciação de doentes de elevada complexidade. O interlocutor é o Professor J.A. Witjes.

Tem participação atualizada no Registo Oncológico Nacional, estudos clínicos. Monitoriza a taxa de mortalidade aos 2, 3 e 5 anos; Mortalidade intra-hospitalar;  Complicações pós -operatórias; Sobrevida mediana por estádio; Número anual de cirurgias por cirurgião.

Oncologia de Adultos - Cancro do Testículo 1 Oncologia de Adultos - Cancro do Testículo 2 Oncologia de Adultos - Cancro do Testículo 3 Oncologia de Adultos - Cancro do Testículo 4