Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Cardiologia de Intervenção Estrutural

Cardiologia de Intervenção Estrutural
O Laboratório de Hemodinâmica do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) tem atividade no âmbito da intervenção em cardiopatia estrutural de longa data, sendo a primeira intervenção em cardiopatia estrutural realizada num recém-nascido num caso de septostomia em 1978. A intervenção coronária iniciou-se em 1988 e desde então tem vindo a diversificar o âmbito de atuação, estando atualmente preparado para a realização de praticamente todos os procedimentos de intervenção em cardiopatia estrutural. Conta com 4 médicos cardiologistas com a sub-especialidade de cardiologia de intervenção e funciona 24 horas/dia, 365 dias por ano, sendo que o horário normal é das 8 ás 20 horas nos dias úteis. O período nocturno e de fim de semana é assegurado por uma equipa de prevenção constituída por 1 médico e dois enfermeiros. Possui equipa multidisciplinar, equipamentos e recursos disponíveis necessários segundo os critérios publicados. Garante a disponiobilidade de atuação 24h/dia de cardiologistas e equipa de cirurgia cardíaca.
 
Realiza mais de 2500 Cateterismos diagnósticos; cerca de 1000 Procedimentos de intervenção; e mais de 200 Angioplastias primárias. A mortalidade hospitalar da PCI primária inferior a 8% , sendo no CHSJ de 5,7 %. A mortalidade a 30 dias da implantação de próteses valvulares aórticas percutâneas inferior a 6 %; A mortalidade a 30 dias da implantação de próteses valvulares aórticas percutâneas é de 0% (nota 1). O centro tem protocolos de atuação escritos cumprindo normas científicas internacionais, usando-se para o efeito os guidelines da Sociedade Europeia de Cardiologia e do ACC/AHA assim como artigos de referência publicados nas revistas da especialidade.
 
A título de exemplo, anexam-se o protocolo de atuação na profilaxia da alergia ao contraste e o protocolo pós implantação de um dispositivo de encerramento de comunicação interauricular em participação em estudos clínicos como EURObservational Research Programme - Chronic Ischemic CVD Pilot Registry, Spirit Woman, Repara, Deliver. Monitoriza a taxa de mortalidade aos 2, 3 e 5 anos; Mortalidade intra-hospitalar e aos 30 dias; Taxa de reintervenções não programadas; Taxa de reinternamentos; Sobrevivência ao fim de um ano e de cinco anos e Número de procedimentos efetuados por ano e por cardiologista.
 
Nota: O programa de implantação de próteses aórticas percutâneas (TAVI) começou no nosso centro no final de 2014 (quando se considerou estarem reunidas todas as condições para fazer em segurança). Em 2014 implantaram-se TAVI em 4 doentes.
 
Em 2015 e até ao final de final de agosto, implantaram-se 24, pelo que o total de intervenções em cardiopatia estrutural a que este ponte se refere e neste período foi 92. Assim sendo , estima-se que o total de procedimentos durante todo o ano de 2015 ronde os 135 ultrapassando assim os mínimos exigidos (para além destes e neste mesmo período foram efetuadas 669 PCI e 18 outras intervenções em cardiopatia estrutural).
Cr de cardiologia de interven  o3 1 1024 2500
Cr de cardiologia de interven  o4 1 1024 2500
Cr de cardiologia de interven  o 1 1024 2500
Internamento de cardiologia 1 1024 2500