Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Cardiopatias Congénitas

Cardiopatias Congénitas

Um Centro de Tratamento de Cardiopatias Congénitas deverá garantir o diagnóstico e tratamento, médico, percutâneo ou cirúrgico, de doentes pediátricos e adultos com doença cardíaca congénita.

Este Centro de Referência (CR) funciona como o único centro de referenciação médico-cirúrgico para doentes pediátricos com patologia cardíaca congénita e adquirida. É, também, o que detém a maior expressão no seguimento de doentes adultos com cardiopatia congénita e o único na região Norte do país a assegurar o seu tratamento cirúrgico.

Os Serviços de Cardiologia Pediátrica, Cardiologia e de Cirurgia Cardiotorácica , trabalhando de forma integrada, são os mais visíveis intervenientes neste processo mas equipas de outros Serviços no Centro Hospitalar de São João asseguram os diferentes níveis de cuidados inerentes a estes doentes. Concentra numa única unidade hospitalar todos os níveis de prestação de cuidados, desde o diagnóstico pré e pós-natal até ao tratamento cirúrgico ou por cateterismo de intervenção, em doentes pediátricos e adultos, incluindo também a consulta específica de arritmologia pediátrica e de hipertensão pulmonar, únicas no Norte do país.

Outras áreas estão em desenvolvimento tais como uma consulta específica de insuficiência cardíaca avançada e transplante, programas de prevenção cardiovascular/consulta de risco cardiovascular, bem como a orientação para a prática desportiva de doentes portadores de cardiopatia congénita. O Serviço de Cirurgia Cardiotorácica realiza anualmente entre 1300 a 1400 cirurgias cardíacas, das quais cerca de 12 a 15% são em cardiopatias congénitas, sendo de forma destacada o centro com maior volume na Península Ibérica.

O CR é atualmente o único centro nacional onde os cuidados intensivos após cirurgia cardíaca em recém nascidos e crianças são assegurados por intensivistas pediátricos e cardiologistas pediátricos com perfil de intensivismo, em unidades de cuidados intensivos pediátricas polivalentes. O apoio cirúrgico a estas unidades é total e imediato sempre que necessário.

DSC_1350_aa__1024__1_1024_2500  Ecografia_Pedi_trica_1_1024_2500  Hemodin_mica_1_1024_2500