Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Epilepsia Refratária

Epilepsia Refrataria

O Centro Hospitalar de São João dispõe de todos os recursos necessários para tratamento médico e cirúrgico da epilepsia, cumprindo os padrões de excelência que têm vindo a ser definidos em termos nacionais e internacionais.

Esses recursos estavam contudo dispersos por vários serviços pelo que, em 2011, foi decidido criar um grupo multidisciplinar de epilepsia com reuniões semanais que faz a coordenação do trabalho e a discussão de todos os doentes propostos para cirurgia para controlo da epilepsia.

No desenvolvimento do programa baseamo-nos nas normas de orientação da National Association of Epilepsy Centers (NAEC) - Guidelines for Essential Services, Personnel, and Facilities in Specialized Epilepsy Centers, publicados em Janeiro de 2010.

Possui equipa multidisciplinar em que os membros do grupo de cirurgia participam nas principais reuniões internacionais sobre epilepsia e seguem os protocolos para investigação e terapêutica da epilepsia refratária.

Os doentes mais complicados são apresentados no Fórum Nacional de Cirurgia da Epilepsia organizado bianualmente, no qual participam os centros de cirurgia portugueses e para o qual é convidada uma personalidade de renome na epileptologia mundial definindo-se a abordagem mais adequada a cada caso.

Casos pontuais, especialmente complexos, são discutidos também directamente com alguns contactos internacionais preferenciais, nomeadamente com o Prof. Philippe Kahane (Centro Hospitalar Universitário de Grenoble), com o Prof. Soheyl Noachtar (Hospital Universitário de Munique) e com o Prof. Stefano Francione (Hospital Niguarda, Milão).

Possui equipamentos e recursos disponíveis necessários segundo os critérios publicados, nomeadamente o Laboratório de eletroencefalografia (EEG) para EEG de rotina, EEG com prova de sono, monitorização vídeo -EEG (registo contínuo supervisionado durante 24 horas) com EEG de escalpe e EEG invasivo, incluindo elétrodos esfenoidais e intracranianos, corticais e profundos e estéreo -EEG . Apoio protocolado do serviço de Psiquiatria e Psicologia, erapia ocupacional, terapia da fala e fisioterapia; Tem participação em diversos estudoscllnicos e monitoriza os doentes operados segundo a classificação do Engel dos doentes.

Registo_dos_implusos_el_tricos_gerados_no_c_rebro_1_1024_2500  _rea_t_cnica_da_Unidade_de_Monitoriza__o_da_Epilepsia_1_1024_2500  CR_EpilepsiaRefrataria_site_1_1024_2500