Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Transplante Rim Adultos

Transplante Rim Adultos
O Centro de Referência (CR) de Transplante Rim adultos realizou em média, nos últimos três anos, mais de 45 transplantes de rim por ano e está habilitado a participar em programas de colheita de órgãos através do Gabinete de Coordenação de Colheita de Orgãos para Transplante do Cento Hospitalar de São João (CHSJ).
 
O CR está integrado numa unidade que dispõe de outros programas de transplantação, designadamente transplante de coração e de córnea e está articulado com transplante renal pediátrico, através do Hospital Pediátrico Integrado do CHSJ.
 
Tem capacidade de execução técnica, durante 24h, em:plasmaferese e ou imunoabsorção; diagnóstico e tratamento de rejeição humoral; diagnóstico histológico com imunomarcação; biopsias de enxerto sob controlo ecográfico; angiografia de intervenção; Doppler visceral e Angio TC; Hemodiálise e técnicas de diálise contínua; Acompanhamento clínico em cuidados intensivos, com quartos de isolamento.
 
O CR tem definidos protocolos de atuação e de seleção de esquemas de imunossupressão aferidos com normas científicas nacionais e internacionais de boa prática. Participa em ensaios internacionais multicentricos e monitoriza os seguintes indicadores: Numero de transplantes efectuados (globais e específicos), incluindo as variáveis dador vivo, cadavérico, de coração parado e dessensibilizados; Dados da função renal aos três meses e ao ano; Sobrevivência do enxerto e do receptor ao final do primeiro, terceiro e quinto ano; Mortalidade, morbilidade e acompanhamento de dadores vivos; Mortalidade aos 30 dias; Necessidade de retransplante.
 
Equipa_do_CR_de_Transplante_Renal_1_1024_2500  Unidade_Nefrologia_1_1024_2500