Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

História

História

O Serviço de Cardiologia Pediátrica começou como uma consulta do Serviço de Cardiologia em 1973, dirigida pelo Prof. Doutor Damião Cunha. Em 1985, passou como unidade para o Departamento de Pediatria, e em 1966 passou a Serviço no mesmo Departamento.

A primeira cirurgia cardíaca para correção de malformação congénita foi realizada em 1976.

Em 1978, foi feito no, então, Hospital São João,  o primeiro cateterismo de intervenção, septostomia auricular em recém nascido com transposição das grandes artérias.

Nesse período, até 1982, o know how trazido de Roterdão, na Holanda, pelo Prof. Doutor José Carlos Areias, responsável do Centro de Referência,  permitiu iniciar os cateterismos percutâneos em crianças pela primeira vez em Portugal.

Para além disso,  realizaram-se ainda pela primeira vez, procedimentos tais como o encerramento de canais arteriais em prematuros com ibuprofeno, o uso de prostaglandinas em recém nascidos com Cardiologia Congénita dependente do canal arterial e a introdução do Doppler no diagnóstico de Cardiologia Congénita, em crianças.

A especialidade foi aprovada na Ordem dos Médicos em 1984.

A partir de 1986 inicia-se de forma rotineira o tratamento percutâneo de cardiopatias congénitas, inicialmente com realização de valvotomia pulmonar percutânea. Foi formalmente criado o Serviço de Cardiologia Pediátrica em 1996.

A experiência acumulada do centro é de 40 anos.