Serviço Nacional de Saúde
Inovacao 1 722 150
Inovação

A comemoração do cinquentenário do São João marcou uma renovação na cultura institucional que implicou, para além da sua requalificação infraestrutural, uma viragem ao nível do recurso às novas tecnologias no sentido de aperfeiçoar o contacto com o utente, a gestão de recursos e a atividade assistencial.

Os resultados da colocação dos avanços tecnológicos ao serviço dos cuidados de saúde prestados, da gestão dos mesmos e da interação da instituição com o público-alvo têm-se refletido nos indicadores de gestão apresentados há vários anos consecutivos, bem como nos reconhecimentos arrecadados ao nível da qualidade da atividade assistencial traduzida nos rankings anuais.

Fruto deste espírito de modernização, surgiu o J-One, um integrador de todas as bases de dados existente no Centro Hospitalar de São João (CHSJ) que foi concebido inteiramente com os recursos internos do CHSJ e deu origem ao VITAL que interrelaciona todas as variáveis recolhidas pelo J-One.

O VITAL é hoje um importante instrumento de apoio à tomada de decisão dos profissionais de saúde no exercício das suas funções baseado no historial dos dados e possibilitou um exaustivo controlo orçamental.

Para além da Inteligência Artificial surgiu, em 2012, um projeto financiado pelo Q-REN chamado ePatient Centric que teve por missão a renovação e criação de novas plataformas de comunicação com os vários públicos da instituição. Este processo tornou possível a criação do Portal São João, a Intranet, o Portal do Utente e de Parceiros, o Balcão Único, o sistema de Gestão de Filas de Espera e o sistema de Informação ao Utente.

A persecução da inovação e da excelência do serviço prestado é uma preocupação constante que origina projetos diferenciadores em numerosas áreas de intervenção do CHSJ que vão desde à investigação à atividade assistencial.