Serviço Nacional de Saúde
São João PatLab
Patlab 1 500 999

No Centro Hospitalar de São João procuramos ter disponíveis para os nossos profissionais e utentes as possibilidades de diagnóstico que melhor se adequam às necessidades dos doentes e às mais recentes recomendações científicas na área da Patologia.

Estima-se que 75% dos homens e mulheres sexualmente ativos irão ter pelo menos uma infeção por HPV durante a sua vida. Este vírus é a principal causa para o aparecimento do 2º cancro mais frequente na população feminina.

O HPV está presente em 99% dos cancros do cólo do útero. Os genótipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 75% dos casos.

As mais recentes orientações decorrentes do Consenso1 da SGO2 e ASCCP 20153 vão no sentido de utilizar o teste de HPV para o alto risco como “primary test”.

O São João PatLab HPVTest utiliza a tecnologia de PCR em tempo real e deteta individualmente os genótipos HPV16 e 18, enquanto deteta simultaneamente outros 12 tipos de HPV de alto risco como um resultado combinado.

O processamento, totalmente automatizado, é realizado diretamente a partir do tubo de colheita primário diminuindo os riscos de erros e manuseio e contaminação.

Este é o único teste aprovado pela FDA para rastreio primário em mulheres acima dos 25 anos.

 

A mais valia do São João PatLab

As vantagens de realizar o teste no São João PatLab prendem-se com o facto de ser a primeira equipa especializada, em Portugal, a disponibilizar diagnóstico de cancro do útero 24/24 horas, a entrega dos resultados é feita no prazo máximo de 10 dias, a disponibilização do meio de colheita para a amostra e o preço concorrencial com os valores praticados no mercado.

1 – Huh WK, et al. Use of primary high-risk human papillomavirus testing for cervical cancer screening: Interim clinical guidance.

Gynecol Oncol 136(2):178-182, 2015;. doi: 10.1016/j.ygyno.2014.12.022

2 – Society of Ginecological Oncology

3 – American Society of Colposcopy and Cervical Pathology

 

Para recorrer aos nossos serviços deverá contactar:

Patrícia Pontes - E-mail: patricia.leite@chsj.min-saude.pt