Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Transplante do Coração

Transplante do Coração

O Centro Hospitalar de São João (CHSJ) tem uma atividade reconhecida de tratamento de cardiomiopatias/insuficiência cardíaca avançada desde 1986, tendo realizado o primeiro transplante do coração em fevereiro de 1987. A sua área natural de referenciação e responsa­bilidade é a Região Norte com 3,8 milhões de habitantes, tendo realizado um total de 112 transplantes até ao fim de 2015, dos quais 71 foram efetuados após 2007 quando foram disponibilizadas novas instalações ao Serviço de Cirurgia Cardiotorácica.

O Programa de Transplantação Cardíaca do CHSJ apresenta resultados de sobrevivência a lon­go prazo (65% aos 10 anos) iguais ou superiores aos observados em outros centros ou registos nacionais ou internacionais (65% nos CHUC, 63% no Registo 2004 da ISHLT) e sustentados com uma contínua melhoria (sobrevivência a 10 anos de 81% após 2000 vs 54% no período anterior.

Uma das virtuosidades do Programa de Transplantação Cardíaca do São João tem a ver com a inte­gração da sua componente operatória e peri-operatória no Centro Cirúrgico que tem a maior atividade cirúrgica cardíaca do país, com um case-mix dos mais elevados e onde outras formas de tratamento da Insuficiência Cardíaca têm o seu lugar em colaboração com o Serviço de Cardiologia, entre as quais variadas opções cirúrgicas, colocação de dispositivos e tratamento médico otimizado.

A Transplantação Cardíaca constituiu a primeira forma reconhecida de Heart Team e integra na sua constituição uma equipa multidisciplinar dedicada e altamente especializada com largos anos de experiência (Cirurgia Cardíaca, Cardiologia, Anestesiologia, Anatomia Patológica, Infeciologia, Radiologia, Psiquiatria, Medicina Interna, Nefrologia, Bacteriologia, Imunohemote­rapia, Patologia Clínica, Reabilitação Cardíaca, Nutrição).

As estruturas e equipamentos disponíveis, que tiveram um upgrade recente (2007), são capa­zes de responder às necessidades específicas da Transplantação Cardíaca, mesmo nas situa­ções extremas de necessidade de suporte circulatório peri-operatório, incluindo Balão Intra-Aórtico, ECMO e Assistência Ventricular.

O CHSJ dispõe do maior e mais desenvolvido Programa de ECMO (ExtraCorporeal Membrane Oxygenation) e suporte circulatório mecânico de curta de duração do País. Com início em Dezembro de 2009, conta já com cerca de 200 doentes tratados, o que constitui uma referência na Península Ibérica e a nível Europeu. O Programa de ECMO do CHSJ dispõe atualmente de capacidade de resposta 24/7 nas situações de choque cardiogénico profundo como ponte para a recuperação (e.g. miocardite aguda) ou para o tratamento definitivo (e.g. cirurgia de substituição valvular), mas também como ponte para transplante cardíaco (e.g. insuficiência cardíaca avançada, choque cardiogénico pós-enfarte agudo do miocárdio). A experiência acumulada nas técnicas de suporte circulatório mecânico e oxigenação extracorporal do Programa de ECMO permitiu ao CHSJ integrar a atividade de doação em coração parado, decorrente da alteração legislativa recente (Despacho nº 14341/2013 em Diário da República, 2ª Série - Nº 215), na sua atividade de transplantação.

Muitos dos membros do Grupo de Transplantação Cardíaca têm uma vida académica reconhe­cida, estando envolvidos em projetos de relevo na área da Insuficiência Cardíaca e do estudo das Cardiomiopatias, que geraram vários projetos de teses de doutoramento já concretizados ou em elaboração, sendo a sua atividade científica regularmente publicada ou tornada pública.

A aderência aos guidelines regularmente publicados pela ISHLT e a participação na definição de normas clínica de atuação promovidas pelo IPST, juntamente com a experiência acumulada por um grupo de cirurgiões e clínicos estável, garantem um elevado padrão de qualidade tradu­zida nos nossos resultados.

Transplante do Coração 1Transplante do Coração 2Transplante do Coração 3Transplante do Coração 4Transplante do Coração 5