Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

O Parto

O parto 1 1024 2500

 

Uma vez chegado o momento do parto, deverá dirigir-se à Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, situada no piso 4, aberta 24h/dia.

De acordo com a fase do trabalho de parto em que se encontre, poderá ficar no internamento de medicina materno fetal (caso se encontre numa fase precoce do trabalho de parto), ou no Bloco de Partos.

O Serviço dispõe de 5 quartos de parto individualizados, um dos quais particularmente destinado para as mulheres que optem pelo parto não medicalizado (geralmente conhecido como parto natural).

Informações úteis:
Queixas na gravidez que devem levar à Urgência
Quando e como vai ser o parto
Analgesia do trabalho de parto
Anestesia na Cesariana

Parto não medicalizado (Natural)

Este parto destina-se a mulheres de baixo risco, com acompanhamento pré-natal adequado, onde tenham sido esclarecidas todas as dúvidas durante a gravidez e que tenham assistido a aulas de preparação para o parto. A grávida deve elaborar um plano de parto que entregará à entrada do Serviço e que ficará anexo ao processo clínico, juntamente com o documento Decisão Informada - Parto Não Medicalizado.

Sala de Parto Natural

Durante a permanência no bloco de partos a grávida poderá estar acompanhada por uma pessoa à sua escolha. Apesar de não existir período de vísitas, após o nascimento do bebé, poderá ter a visita de outros dois familiares.

Duas horas após o parto, mãe e bebé serão transferidos para o Internamento de Obstetrícia – Puerpério.

Dádiva de sangue do cordão umbilical

Este Serviço é a primeira unidade de colheita de sangue do cordão umbilical acreditada e autorizada pela Direção Geral de Saúde, e integra funcionalmente a estrutura do Banco Público de Células do Cordão Umbilical – um serviço do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Pode optar pela dádiva de sangue do cordão umbilical, sem qualquer custo adicional. Informe-se com a Enfermeira de serviço.