Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Cuidados ao Bebé

Cuidados ao bebe 1 1024 2500

No internamento de Obstetrícia é fomentado o assumir da prestação de cuidados ao bebé, exceto em situações que a impossibilitem.

Existe também a procupação com a segurança do bebé, pelo que após o nascimento é colocada uma pulseira com dados de identificação da mãe, e posteriormente coloca-se uma pulseira com sistema de alarme eletrónico. Este encontra-se ligado a um sistema central de alarme, sendo apenas desativado aquando da alta hospitalar. Caso o bebé seja deslocado para fora dos limites dos sensores, será emitido um alarme sonoro e bloqueadas as portas de acesso ao Serviço.

O Serviço disponibiliza uma sessão formativa sobre Cuidados ao Recém-Nascido.

Informações úteis:

Cuidados ao Recém-Nascido

Vigilância do Recém-Nascido

Registo civil do recém-nascido

O CHSJ aderiu ao Projeto Nascer Cidadão (DGS, Circular Normativa nº 15/SR de 16/07/2007), disponibilizando o Registo Civil do recém-nascido. Este registo pode ser realizado durante o internamento, de segunda-feira a sábado, entre as 11h00 e as 17h00.

Registo do recém-nascido no Serviço Nacional de Saúde

Pensando na comodidade dos nossos utentes, o São João associou-se à iniciativa "Nascer Utente", promovida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), passando a dispor de um novo serviço, o qual permite o registo automático do recém-nascido no Centro de Saúde, ficando este associado ao médico de família da mãe.
Este registo deverá ser realizado no secretariado do Serviço de Obstetrícia (internamento) durante o período de internamento, e após o registo do recém-nascido no Instituto dos Registos e Notariado (IRN), através do projeto "Nascer Cidadão", também disponível no mesmo secretariado, disponível de segunda-feira a sábado, das 11h00 às 17h00.

Tenha mais tempo para o que mais importante: para si e para o seu bebé.

Espaço Segurança Social

A abertura deste espaço destina-se a todas as parturientes do CHSJ, facilitando assim o acesso aos serviços da segurança social. Aui poderá tratar de assuntos como a receção e tratamento de requerimentos para pestações por parentalidade (subsídios de maternidade e outros), prestações familiares (Abono de família pré-natal, abono de família para crianças e jovens, bonificação por deficiência, subsídio para assistência de terceira pessoa), bem como outros esclarecimentos.

O “Espaço Segurança Social” localiza-se na entrada do Serviço de Obstetrícia. no piso 5 (acesso pelo elevador 5) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 16h30.

Sessões de massagem ao bebé

A massagem ao bebé é o momento ideal para o fortalecimento da relação mãe/pai-filho.

O São João disponibiliza sessões de massagem ao bebé para as mulheres que frequentam as sessões de recuperação pós-parto.