Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Neurorradiologia de Intervenção na Doença Cerebrovascular

Os Hospitais de São João e de Santo António, atualmente integrados no Centro Hospitalar de São João e no Centro Hospitalar do Porto, respetivamente, têm uma longa tradição e experiência acumulada no tratamento endovascular da patologia cerebrovascular, que executam desde os anos oitenta do século XX.

O tratamento endovascular da oclusão arterial cerebral aguda pratica-se no Hospital de Santo António desde 1994, tendo sido apresentados os primeiros resultados do tratamento com injeção intra-arterial de trombolítico na Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia do ano 2000  e acompanhado o desenvolvimento da trombectomia mecânica, desde o aparecimento dos primeiros dispositivos para esse fim, em 2009. No Centro Hospitalar S.João esta técnica começou a ser praticada de forma sistemática desde 2015.

 O tratamento endovascular de aneurismas com espiras metálicas é realizado no hospital de S. João desde 1992 e no hospital de Santo António desde 1995, tendo os seus primeiros resultados desta técnica sido apresentados no Congresso da World Federation of Interventional Neuroradiology de 1999.

Ambos os Centros Hospitalares mantêm consultas de Neurorradiologia, onde são seguidos os doentes intervencionados e para onde são referenciados doentes dos outros hospitais e Centros de Saúde, bem como das outras especialidades dos próprios hospitais, funcionando em colaboração estreita com os respetivos Serviços de Neurologia e Neurocirurgia e Unidades de Neurocriticos, com os quais têm reuniões semanais.

Desde 2015, os dois Centros Hospitalares mantêm uma escala conjunta de prevenção ao tratamento da oclusão cerebral aguda, assegurando a disponibilidade desta técnica, a toda a região Norte do país, 24 horas por dia e 7 dias por semana, assim rentabilizando os respetivos recursos e garantindo uma redundância de meios que pode ser útil em situações de afluxo excecional de doentes, avarias de equipamentos ou indisponibilidade de recursos humanos.

Esta escala é apoiada por urgências de Neurorradiologia diagnóstica em ambos os hospitais, disponibilizando todas as técnicas (Angio-TC, estudos de perfusão e difusão por RMN), com presença física de médicos especialistas de Neurorradiologia com capacidade para avaliação das indicações para tratamento endovascular nos doentes locais e remotos, também em regime de 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Ambos os hospitais estão situados no centro de zonas de muita população e grande densidade populacional (diurna e noturna) e beneficiam de bons acessos, de modo a permitir a chegada rápida de doentes provenientes de zonas mais distantes.

Os protocolos de atuação, assim como os resultados e o movimento que cada um dos centros hospitalares tem obtido (e que cumprem os critérios de qualidade de resposta aceites internacionalmente), são apresentados em local próprio desta candidatura, mas aqui pretende-se apenas salientar a qualidade e as sinergias dos dois centros, o que garante a racionalidade da criação deste Centro de Referência, aproveitando a colaboração institucional entre as 2 entidades.

CR de Neurorradiologia  Instala__es_do_CR_de_Neurorradiologia_do_CHSJ  Neurorradiologistas_do_CHSJ_d_o_resposta_24_horas_por_dia__7_dias_por_semana__365_dias_por_ano  Angiografia_Digital